4/10/2018

A Família Addams


Seguem abaixo 7 razões para assistir a clássica comédia "A Família Addams"("The Addams Family", 1991, Dur.: 99 min., Dir.: Barry Sonnenfeld), que adaptou para o cinema a série de cartuns criada por Charles Addams em 1937. Os personagens também ganharam uma icônica série de TV nos anos 1960:


1. O casal protagonista - Raúl Julia(como Gomez) e Anjelica Huston(como Mortícia) dão um show como os líderes da excêntrica família com profundos laços no sobrenatural e no macabro. Huston caprichou na sensualidade e Julia mandou muito bem como o canastrão patriarca.

2. Wednesday - A pequena "Vandinha" Addams(Christina Ricci) rouba todas as suas cenas, como a da sangrenta peça escolar e as em que "brinca" com seu irmão Pugsley(ou "Feioso"). Um pequeno detalhe me motivou a fazer este post: ela dorme em uma cama enfeitada com uma simpática imagem de Chtulhu.


3. Mãozinha - A "Coisa" é outro grande destaque da produção e as cenas em que ela corre envelheceram muito bem, lembrando bastante os efeitos do filme "Uma Noite Alucinante". A parte que mostra a mãozinha trabalhando em um escritório é uma das mais divertidas do filme.


4. A trama - simples, mas eficaz, a história mostra um grupo de farsantes tentando apoderar-se do vasto dinheiro dos Addams. Para alcançar este objetivo, um deles toma o lugar de Fester(Christopher Lloyd), o desaparecido irmão de Gomez. Os vilões são caricatos mas caem como uma luva na trama, inclusive quando se dão mal de formas bem esquisitas, dignas de desenhos animados.


5. Primo Itt - o cabeludo primo Itt é dono de um carro estiloso e seu visual é um dos mais extravagantes da estranha família Addams. Sua voz é hilária e tornou-se uma das marcas registradas da produção, assim como a impactante presença do mordomo Lurch(ou "Tropeço").

6. Mamushka - a bizarra dancinha que marca o estreitamento da relação entre Gomez e Fester(também conhecido como "Tio Chico" ou "Funério") foi muito bem elaborada e consegue elevar o astral de qualquer um.


7. A Vovó - Bruxa de mão cheia, a Vovó(Judith Malina) passa à margem da trama principal mas é responsável por algumas das melhores piadas de humor negro, com tiradas certeiras e também humor físico, como quando luta para preparar o almoço no motel em que a família refugiou-se após perder a casa para os vilões.

O final não decepciona(deixando um gancho para a parte dois) e o filme contou ainda com ótimos cenários e trilha sonora. Nota: 8.

No comments: