11/12/2017

Torneio de Campeões


Muito boa a edição "Coleção Histórica Marvel: Torneio de Campeões", que trouxe a clássica minissérie lançada pela Marvel em 1982 e sua continuação, que saiu nas revistas anuais dos Vingadores em 1987. O "Torneio" foi o primeiro grande crossover do mundo dos super-heróis e mostrou todos os defensores da Terra sendo sequestrados e forçados a combater entre si para impedir a morte de toda a população do planeta(que ficou presa em animação suspensa).


Assim, os heróis são divididos em dois times com 12 integrantes, que têm como objetivo reunir as 4 partes do Globo Dourado da Vida, que foram enviadas para os quatro cantos da Terra. Os "técnicos" dos times são o Grão-Mestre e a Morte(cuja identidade fica em segredo até a parte final da trama), e o objetivo do ancião do universo é ressuscitar seu irmão, o Colecionador. A Senhora Morte, por sua vez, também tinha uma boa razão para "jogar", que faz com que a conclusão da minissérie seja bem legal.


Os duelos entre os heróis são bem interessantes e envolvem vários personagens famosos(como Homem de Ferro, Demolidor, Capitão América, Wolverine, Sue Richards, Mulher-Hulk e Tempestade) e outros bem obscuros. Estes desconhecidos dão um certo charme para a aventura e são os seguintes: Blitzkrieg(herói alemão, que chama a si próprio de "senhor dos relâmpagos"), Talisman(um xamã aborígene, que tem grande importância para a trama), Defensor(herói argentino, do qual eu nunca tinha ouvido falar), O Peregrino(herói francês), Vanguard(um dos super-soldados soviéticos), Trevo(simpática heroína irlandesa com poderes de sorte) e o Cavaleiro das Arábias(que, logo de cara, arranja problemas com a judia Sabra(que na época tinha um visual horrível)).


Só para não perder uma tradição aqui do blog, registro que Kitty Pryde aparece em um dos quadrinhos, e não tem nenhuma fala. Estas histórias que juntam um grande elenco são sempre divertidas e mostram toda a riqueza que o colorido e vasto Universo Marvel já ostentava no início dos anos 80. A "continuação" da saga mais uma vez fez com que os heróis da Terra(mais especificamente os Vingadores e o Surfista Prateado) virassem peões de um jogo cósmico envolvendo o Grão-Mestre, o Colecionador e a Morte em pessoa.

O começo(com as explicações do imbróglio) é meio chato, mas isso logo é esquecido pela ótima qualidade dos duelos que vemos nas páginas. A primeira parte mostra uma briga entre os Vingadores e os Vingadores da Costa Oeste, e a segunda coloca todos os Vingadores frente a frente contra personagens(bons e maus) que estavam mortos à época(tratando-se da Marvel, sempre é bom fazer esta distinção).


No final quem salva a pátria é o Gavião Arqueiro, que usa sua astúcia para trapacear o Grão-Mestre e permitir que a Morte escapasse das garras do ancião e restaurasse as vidas dos vários vingadores que pereceram ao longo dos combates. Esta demonstração de grandeza de um personagem sem poderes é um grande clichê das HQs mas não chega a estragar a história, que tem alguns momentos interessantes, como a reunião do Capitão com seu parceiro Bucky(que na época era dado como morto) e o duelo do Surfista com Michael Korvac.


Recomendo, enfim, esta edição, que é mil vezes melhor que a patética nova versão do "Torneio" que vem sendo publicada em "Universo Marvel" e conta com nomes de peso entre seus criadores, como Bill Mantlo, Mark Gruenwald, Tom DeFalco, John Romita Jr., Al Milgrom, Jackson Guice e Ronald Frenz.

1 comment:

Cássius Rodrigues said...

Compraria pela participação do Surfista, mas é tipo Kitty, mal aparece. A primeira mini, que saiu em Heróis da TV acho muito ruim, mas claro que a versão nova é mil vezes pior.