11/15/2017

Melanie: A Última Esperança


Muito bom o filme "Melanie: A Última Esperança"("The Girl with All the Gifts", 2016, Dur.: 111 min., Dir.: Colm McCarthy), que mostra um cenário apocalíptico onde a humanidade foi devastada por um fungo que transforma os infectados em raivosos comedores de carne e espalha-se através das mordidas.

Em uma base militar várias crianças infectadas parcialmente pela doença são tratadas como cobaias pela doutora Caroline Caldwell(Glenn Close, numa grande atuação), que busca de forma desesperada uma cura para esta situação. Estas crianças preservam sua consciência a maior parte do tempo e têm seus impulsos animalescos controlados por um gel abafador usado pelos militares.


A mais brilhante delas é Melanie(a excelente Sennia Nanua), que mostra-se ávida por conhecimento e desenvolve uma grande amizade com a professora da base, a também militar Helen Justineau(Gemma Arterton, muito bem também). As cenas que apresentam as crianças sendo tratadas de forma rude pelos soldados são fortes e logo de cara demonstram que este não é apenas um filme de zumbis(não que isso seja um demérito).

Quando a base cai após um ataque dos "raivosos", Melanie, Caldwell, Justineau e dois outros militares(um deles vivido por Paddy Considine) são forçados a sair pelo mundo em busca de segurança e de um lugar onde a cura possa ser desenvolvida. A jornada do disfuncional grupo traz alguns momentos interessantes e eles descobrem que as coisas podem nunca mais ser as mesmas para a espécie humana.


Em suas missões para ajudar os amigos Melanie acaba assumindo de vez o lado selvagem despertado pelo fungo, que desenvolveu com ela e com outras crianças uma relação simbiótica. Após algumas intensas cenas de ação e terror chegamos ao ótimo final, que também foge do lugar comum e questiona o papel que nós, humanos, temos no planeta.

Melanie, "a garota com todos os dons" no título original, termina mesmo sendo a última esperança, mas não para os "homo sapiens" e sim para a nova forma de vida criada pelos fungos. Quem aprecia filmes de horror certamente curtirá, e quem gosta de ficção científica de qualidade ficará fascinado pela bela história da genial Melanie. Nota: 8,5.

No comments: