8/15/2017

Planeta dos Macacos - A Guerra


Muito bom o filme "Planeta dos Macacos - A Guerra"("War for the Planet of the Apes", 2017, Dur.: 140 min., Dir.: Matt Reeves), que mostra humanos e macacos em guerra aberta pela sobrevivência e o controle do planeta. A produção já começa de forma alucinante e o clima de tensão dura até o final, tudo temperado por muito conteúdo(característica que esta nova série mostrou ter já em seu primeiro exemplar) e qualidade técnica perfeita.


Esperava que o filme seguisse por uma trilha diferente da que é vista em tela, e isso é um grande elogio para os roteiristas, que conseguem tirar da manga pelo menos dois grandes momentos totalmente inesperados(não vou revelar quais são para não dar spoilers, mas quem assistir perceberá na hora quais são eles).


Na trama, César(Andy Serkis) - o líder dos macacos - luta para defender seu povo dos constantes ataques humanos orquestrados pelo impiedoso Coronel(Woody Harrelson), que também tem fortes motivos pessoais para odiar os símios. O duelo entre César e o Coronel é magistral e rendeu ótimos diálogos e situações. Harrelson tem uma grande atuação e construiu um dos grandes vilões vistos no cinema dos últimos tempos, alguém que tem todos os motivos para buscar os objetivos pelos quais luta.


Já César continua sendo o ótimo protagonista já visto nos dois filmes anteriores, um líder destemido que não pára por nada, nem menos pelos constantes pesadelos causados por seu falecido inimigo Koba. O final pode chocar um pouco os fãs da franquia, mas acredito que a história já está bem consolidada e foi desenvolvida de forma tão competente que poderá seguir em frente mesmo com as fortes mudanças aqui estabelecidas.


Resta destacar ainda a presença da menina humana Nova(Amiah Miller), que é adotada por Maurice(um dos "tenentes" de César) depois que seu pai é assassinado em meio ao conflito. Modificada por uma nova evolução do vírus que deu inteligência aos macacos, Nova tem um papel essencial para a história e protagoniza algumas das cenas mais belas da franquia até aqui. "A Guerra" conseguiu, então, cumprir a dura missão de superar os dois filmes iniciais e encerrou esta trilogia com chave de ouro. Nota: 9,5.

No comments: