1/01/2016

Louco - Fuga

"Nossa vida é uma fuga."


Muito boa a graphic novel "Louco - Fuga", de Rogério Coelho, que apresenta uma nova versão de Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, personagem criado por Marcio Araujo(irmão de Mauricio de Sousa) em 1973.

Na aventura, o Louco luta para libertar um pássaro das mãos opressoras dos guardiões do silêncio, os vilões da trama. O pássaro representa a força da imaginação, e os guardiões as pessoas que querem acabar com a liberdade de expressão.


Neste cenário, nosso herói assume a missão de viajar por todos os tipos de histórias(aqui representadas, é claro, pelas da Turma da Mônica) e libertar o pássaro, cujo belo canto inspira todas as formas de arte existentes no mundo.

A suposta loucura do personagem é vista como uma força positiva, essencial para que as histórias continuem existindo. Não pode haver uma homenagem melhor para um personagem do que esta.

A história é bem sólida(e faz todo o sentido, apesar do que é dito por Mauricio de Sousa no texto de apresentação) e a arte é belíssima, fazendo desta mais uma edição imperdível da coleção "Graphic MSP".

No comments: