1/06/2016

Baixio das Bestas


Dizem que durante anos os filmes brasileiros não tinham qualidade e traziam apenas sexo, nudez gratuita e palavrões ainda mais gratuitos. Um filme que capricha nestes três quesitos mas não pode ser considerado ruim é "Baixio das Bestas"(2006, Dur.: 80 min., Dir.: Cláudio Assis), que mostra a sofrida vida em um vilarejo "sustentado" pela colheita da cana de açúcar.

A produção acumula várias cenas fortes e o sofrimento e desolação dos personagens são tão palpáveis que continuei assistindo mesmo após alguns momentos bizarros só para ver como eles iam conseguir superar tudo aquilo. Aí vem o final e a situação ou segue a mesma ou piora consideravelmente. Não há redenção. Não há dignidade. Não há nada.


Segundo o dicionário, baixio é um "banco de areia sobre o qual a água do mar ou do rio atinge pouca profundidade". O título do filme - então - não poderia ser melhor, pois serve tanto para as paisagens mostradas quanto para descrever o caráter da maioria dos moradores.

Merece destaque o belo trabalho dos atores, como Dira Paes(que sempre manda bem), Caio Blat, Matheus Nachtergaele, Fernando Teixeira e - principalmente - Mariah Teixeira, cuja personagem Auxiliadora entra para a galeria de maiores sofredoras e vítimas de abuso da história do cinema. Nota: 7.


1 comment:

Cássius said...

Vi faz tempos, ah a Dira Paes... que mulher!! Mas o filme é mesmo bem desagradável e forte. Não sei se quero ver de novo! Tipo de filme realista demais, não te dá um alívio sequer... infelizmente mostra bem a realidade em vários lugares do Brasil (e do mundo).