12/24/2015

Star Wars

Aproveitando a estreia do episódio 7 de "Star Wars", posto agora as notas e alguns destaques dos seis primeiros filmes da saga espacial que mudou a história do cinema:

Star Wars: Episódio I - A Ameaça-Fantasma("Star Wars: Episode I - The Phantom Menace", 1999, Dur.: 136 min., Dir.: George Lucas) - primeiro filme da nova trilogia, passou longe de agradar aos fãs e ainda apresentou o detestável Jar Jar Binks, um dos personagens mais chatos já vistos na telona. De positivo, as presenças do vilão Darth Maul, Liam Neeson como o jedi Qui-Gon Jinn e Natalie Portman como a rainha Amidala. Ewan McGregor interpretou um jovem Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker foi vivido por Jake Lloyd. Nota: 6,5.


Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones("Star Wars: Episode II - Attack of the Clones", 2002, Dur.: 142 min., Dir.: George Lucas) - a dupla formada por Obi-Wan Kenobi e Anakin(agora interpretado por Hayden Christensen) rende algumas boas cenas de ação, que acabam sendo o ponto alto da produção(como a longa sequência na arena com os monstros gigantes). Aqui começa o romance de Anakin com Padmé, e Natalie Portman mais uma vez destacou-se graças ao seu justo figurino branco. Outra participação que merece ser citada é a de Christopher Lee como o maligno Conde Dookan. Nota: 7.


Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith("Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith", 2005, Dur.: 140 min., Dir.: George Lucas) - este é o melhor filme desta nova leva, principalmente depois que Anakin Skywalker - com medo de perder sua amada Padmé - abraça o lado sombrio da Força e torna-se o novo aprendiz de Darth Sidious(Ian McDiarmid). A queda dos jedi ficou bem legal, assim como o surgimento de Darth Vader. A misteriosa morte de Padmé após o parto dos gêmeos Luke e Leia ainda é bem difícil de engolir, mas o saldo final do filme - para mim - é positivo. Nota: 7,5.


Star Wars, Episódio IV - Uma Nova Esperança("Star Wars", 1977, Dur.: 121 min., Dir.: George Lucas) - a clássica produção que começou tudo e apresentou personagens adorados como Luke Skywalker(Mark Hammil), a Princesa Leia(Carrie Fisher), Darth Vader(David Prowse, com voz de James Earl Jones), Han Solo(Harrison Ford), Chewbacca(Peter Mayhew) e os dróides C3PO(Anthony Daniels) e R2D2(Kenny Baker). Na história, o poderoso Império é desafiado por um pequeno grupo de rebeldes, que ganha o importante reforço de Luke, que começa o longa como um fazendeiro e termina como um novo e poderoso cavaleiro jedi. O filme tem muita ação e humor e um grande final. A versão mais velha de Obi-Wan Kenobi foi interpretada pelo consagrado ator Alec Guinness. Nota: 8.


Star Wars, Episódio V - O Império Contra-Ataca("Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back", 1980, Dur.: 124 min., Dur.: Irvin Kershner) - este é o meu filme favorito da saga, que mostra Darth Vader contra-atacando as forças rebeldes enquanto Luke separa-se de seus amigos para receber seu treinamento jedi do exilado mestre Yoda(Frank Oz). Aqui acontece a famosa revelação de que Darth Vader é o pai de Luke, que por si só já vale o filme. Temos também a primeira aparição de Lando Calrissian(Billy Dee Willians), Han Solo sendo capturado pelo caçador de recompensas Boba Fett e os vilões vencendo no final. Nota: 9.


Star Wars, Episódio VI - O Retorno do Jedi("Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi", 1983, Dir.: Richard Marquand) - A conclusão da trilogia clássica começou mostrando o resgate de Han Solo das garras de Jabba, the Hutt, vilão que ganhou vários pontos após escravizar Leia e colocá-la de biquíni ao seu lado. Depois surgem os Ewoks(criaturinhas odiadas por muitos, mas que eu acho legais) e vemos o confronto definitivo dos rebeldes contra o Império. Luke fica cara a cara com o Imperador e acaba derrotando-o, depois que Darth Vader redime-se e dá uma força para seu filho. Com ótimas cenas de ação e muita emoção, "O Retorno de Jedi" encerrou de forma digna a primeira trinca de filmes da série. Nota: 8,5.


* Ultimamente surgiu uma verdadeira avalanche de produtos relacionados à franquia. Os quadrinhos antigos da série estão saindo em uma coleção de 70 volumes lançada pela Editora Planeta DeAgostini, enquanto os lançamentos estão chegando às bancas em revistas mensais da Panini.


Há também uma infinidade de livros e de figuras de ação no mercado que podem levar qualquer um incapaz de resistir ao consumismo à falência. Adquiri alguns, com destaque para a clássica "Trilogia Thrawn" - de Timothy Zahn - e para os divertidos livros de Jeffrey Brown.


E, para finalizar, não posso deixar de citar 2 boas séries animadas: a ótima "The Clone Wars", que foi exibida alguns anos atrás pelo Cartoon Network e tinha no General Grievous um grande vilão(que, infelizmente, foi avacalhado quando chegou ao cinema no episódio III) e a divertida e recente "Star Wars Rebels", que passa no canal Disney XD e tem Darth Vader como um dos inimigos dos novos heróis em combate contra o Império.


No comments: