12/12/2015

Liga da Justiça - Torre de Babel


Regular a edição "Liga da Justiça - Torre de Babel", o quarto volume da coleção de graphic novels da DC lançada pela Eaglemoss. Na trama, publicada originalmente em 2000 nos EUA, Ra´s al Ghul utiliza os arquivos secretos de Batman(que foram roubados por Tália al Ghul) para atacar a Liga da Justiça e impedir que os heróis intervenham em seu plano de reduzir a população mundial.

Os métodos criados por Batman para conter seus amigos caso eles se voltassem para o mal são bem eficazes e quase levam a Liga(que na época tinha sua formação mais poderosa, com Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Caçador de Marte, Lanterna Verde(Kyle Rayner), Flash(Wally West) e Homem-Borracha) à derrota.


Já o plano maligno de Ra´s é típico de um supervilão megalomaníaco e consistia em espalhar o caos e o pânico pela população mundial através de um sinal que atingia o centro de linguagem do cérebro e fazia com que todas as formas de escrita tornassem-se incompreensíveis(uma condição conhecida como "afasia universal").


O argumento criado por Mark Waid e Dan Curtis Johnson é bem interessante, mas a história não chega a empolgar, principalmente por causa dos fracos desenhos de Howard Porter, Pablo Raimondi e Steve Scott. O final - ao menos - é legal, com a Liga votando se o Batman fica ou não na equipe e o Homem-Morcego antecipando à decisão dos colegas e saindo de fininho.



* A revista traz também a primeira aparição da Liga da Justiça, numa clássica história publicada originalmente em "The Brave and the Bold" 28, de março de 1960. Na aventura, os maiores heróis da DC unem-se para enfrentar a ameaça do alienígena Starro, o Conquistador. Os desenhos(de Mike Sekowsky) são ótimos, e a única coisa que estraga a história é seu tosco final.


No comments: