12/15/2015

Superalmanaque Marvel 10


A décima edição do "Superalmanaque Marvel" foi lançada pela Abril em julho de 1994 e trouxe a saga "O Fator Terminus", publicada lá fora nos anuais de 1990 das revistas do Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Vingadores da Costa Oeste e Vingadores. A trama foi escrita por Roy e Dann Thomas e desenhada por vários artistas. Abaixo, um resumo dos cinco capítulos da aventura:

Estágio Um(desenhos: Jim Valentino) - A ameaça dos "termini" é liberada por uma experiência em um vulcão e contamina os peixes de um rio e depois a população de uma pequena cidade, transformando todos em psicopatas, atraídos por fontes de energia. O Homem de Ferro e o Capitão América são os responsáveis por derrotar este primeiro estágio da ameaça.


Estágio Dois(desenhos: Tom Morgan) - Os "termini" seguem evoluindo, assumindo as formas de ursos e robôs de metal. Aqui, as criaturas são confrontadas pelo Homem de Ferro e pelo Homem-Máquina.

Estágio Três(desenhos: Herb Trimpe) - Thor e Hércules entram na batalha, alertados pelo Homem de Ferro. Enquanto Hércules combate os monstros(que continuam a crescer) na Terra, Thor vai ao espaço investigar se Terminus está envolvido com esta nova ameaça.

Terminus é um poderoso alienígena devastador de mundos criado como uma arma contra os Celestiais. Após cair na Terra e enfrentar o Quarteto Fantástico e os Vingadores, ele foi exilado no espaço por Quasar. Durante a briga com o monstro, Thor descobre sua origem e fica sabendo que ele encontrou uma forma de multiplicar-se(os "termini") e criar uma nova raça.

Terminus derrota Thor e - usando os poderes de Mjolnir - consegue retornar para a Terra, onde encontra os "termini", que uniram-se após atacarem uma usina nuclear e assumiram a forma de um robô gigante.


Estágio Quatro(desenhos: Jim Fry) - Terminus e a "Criatura Termini" enfrentam-se em São Francisco, e o gigantesco arranca-rabo é acompanhado de perto pelos Vingadores da Costa Oeste e o Homem-Máquina. No final, o Termini explode e absorve a massa de seu "pai", assumindo a sua forma definitiva, como um Terminus de Quinto Estágio.


Quinto Estágio(desenhos: Herb Trimpe) - Os dois times de Vingadores seguem Terminus, que usa sua lança para começar a drenar a energia de todo o continente. Enquanto isso, no espaço, Thor chega até um planetóide e profere encantos para convocar Mjolnir, que havia sido absorvido pelo vilão.


As palavras do Deus do Trovão fazem com que Terminus deixe a Terra e seja atraído até o planetóide, junto com vários dos Vingadores que o combatiam. O vilão é derrotado quando os heróis conseguem retirar a lança de sua mão, fazendo com que ele perca a capacidade de localizar energia e acabe consumindo a si mesmo.

A aventura é boa, com destaque para os bons desenhos de Trimpe e Fry. Pena que o final seja bem fraco, com o poderoso inimigo que causou tanto trabalho ao longo de várias páginas sendo rapidamente derrotado de uma hora para outra.

No comments: