4/01/2009

Superaventuras(20)

A histórica edição 200 de Uncanny X-Men foi publicada por aqui em X-Men 24(da Abril), de outubro de 1990. A história, "O Julgamento de Magneto!", foi escrita por Chris Claremont e desenhada por John Romita Jr e, como o próprio nome já diz, mostra o julgamento de Magneto na Corte Internacional de Justiça, em Paris, por crimes contra a humanidade.













No final, não ficamos sabendo se Magneto é condenado ou não, pois o julgamento é interrompido por um ataque dos gêmeos Fenris e seus capangas, vestidos em poderosas armaduras.

Os gêmeos Fenris eram Andrea e Andreas Strucker, filhos do Barão Strucker, um criminoso nazista que, no passado, enfrentou e foi derrotado por Magneto e Charles Xavier, após sequestrar Gabrielle Haller(fatos mostrados na revista "Superaventuras Marvel" 66). Os Fenris aproveitaram o julgamento para buscar vingança contra os três(já que Haller e Xavier ficaram encarregados da defesa de Magneto).

O poder dos Fenris(atirar rajadas energéticas) só funcionava quando os dois estavam em contato. Mais recentemente, Andrea morreu e seu irmão revestiu o punho de sua espada com a pele dela, para continuar tendo acesso ao seus dons. Andreas está atuando ao lado dos Thunderbolts, usando o codinome Espadachim.

Esta aventura marca a volta dos X-Men e dos Novos Mutantes à Terra após o envolvimento dos 2 grupos nas Guerras Asgardianas(evento que eu comentarei em posts futuros). Os X-Men ficam em Paris para acompanhar o julgamento e se defender das acusações de terrorismo. O grupo foi incriminado pelos gêmeos Fenris, que cometeram vários atentados na Europa antes do ataque final em Paris.

Esta edição já trazia um clima de paranóia que inundou as histórias dos X-Men naquela época, com o grupo sendo atacado por poderosos inimigos e tendo que conviver com o cada vez mais ameaçador preconceito dos humanos contra os mutantes. Nas edições seguintes, o grupo acabaria sofrendo várias mudanças, por causa da criação de derivados como o X-Factor(com Ciclope e todos os X-Men originais) e o Excalibur(com Kitty, Rachel e Noturno).

Voltando ao número 200 de "Uncanny X-Men", o ataque dos gêmeos Fenris é contido por Magneto e pelos X-Men, mas os criminosos conseguem escapar. Os X-Men entregam os capangas da dupla para a polícia francesa, e assim se livram das acusações injustas que sofreram.

Charles Xavier, que já estava com a saúde debilitada, fica às portas da morte em consequência da batalha e tem sua vida salva por Lilandra e Corsário(o pai de Ciclope), que o levam para ser tratado pela tecnologia avançada da nave dos Piratas Siderais. Antes de partir, porém, Xavier faz Magneto prometer que cuidará dos X-Men e dos Novos Mutantes durante sua ausência.

Mais alguns detalhes desta história:
- Madelyne Pryor ficou sozinha na Mansão dos X-Men e, após ser visitada por Lilandra e Corsário(que procuravam por Xavier), começa a ganhar seu bebê.

- Kitty Pryde descobre que vai ter que usar óculos, após não conseguir ler direito as placas de manifestantes pró-mutantes que se acumulavam na frente do palácio onde se realizava o julgamento.

* Com este 20º post eu encerro esta série "Superaventuras", que comentou várias aventuras históricas dos X-Men, mas ficou longa demais. Em breve, destacarei mais algumas de minhas revistas favoritas aqui no blog.

2 comments:

Kacius said...

Ba fiquei chocado quando descobri nas hq's dos thunderbolts que o espadachim era o Andreas e a pele da irmã revestia o punho. Baita sacada do roteirista!!!!

Leandro Vargas said...

Foi sim, o Warren Ellis está criando histórias bem violentas com Venom, Mercenário, Norman Osborn e cia.