Começou hoje a 9ª temporada da série "Histórias Extraordinárias". Abaixo, resumos de todos os episódios desta nova fase, retirados do site da RBS TV:
"1. O Milagre de Dorotéia
O músico Luiz Carlos Borges na infância, misteriosamente, ficou cego. Depois de tentar tratamento para a cegueira repentina, inclusive fora do Rio Grande do Sul, ele é levado aos cuidados de uma benzedeira em São Luiz Gonzaga (RS). Mas antes do final da terceira consulta, a benzedeira Dorotéia morreu segurando nas mãos uma peça de roupa de Borges utilizada nos trabalhos de benzedura. Após alguns dias, ele começa a apresentar melhoras e volta a enxergar. Dorotéia deixou em Luiz Carlos Borges a certeza de que a fé percorre caminhos inexplicáveis.
“O Milagre de Dorotéia” mostra essa emocionante história e, também, relatos curiosos de mulheres - como o da benzedeira Anita, que vive no Quilombo do Paredão em Taquara, RS -, sobre seus processos de cura através da fé e da natureza.
2. A Maldição de Santa Isabel
Santa Isabel, um lugar perdido no tempo e na história. A descoberta de uma ossada, embaixo do altar da Igreja, traz à tona antigas especulações sobre uma terrível maldição sobre o povoado. Santa Isabel é um pequeno vilarejo de pescadores, distrito de Arroio Grande (RS), que chegou a ter status de cidade e no passado abrigava luxuosos casarios de férias de barões e estancieiros de Pelotas e Rio Grande. O assassinato de um padre na porta da igreja da cidade, no início do século 19 é uma lenda que se perpetua na cidade até hoje. A falta de prosperidade do lugar é atribuída, por muitos, à maldição que o padre teria lançado antes de morrer.
3. O Homem dos Raios
Um homem é atingido por quatro raios e sobreviveu. A história surpreendente deste agricultor de Antônio Prado (RS) começa na década de 1960, quando é atingido pelo primeiro raio. Anos mais tarde, ele é atingido novamente, enquanto estava no campo pastoreando ovelhas. As ovelhas foram mortas na hora, mas milagrosamente o agricultor novamente sai ileso. O fato se repete por mais duas vezes e ele continua a se recuperar.
A fé em Santa Bárbara e outros santos que envolveram a relação do homem com as forças da natureza são o pano de fundo dessa história que mostra como uma família simples de agricultores conviveu de perto com a morte.
4. Na Rota dos Imperadores
No final do século 19, estranhos acontecimentos sacudiram a rotina da cidade gaúcha de São José do Norte. Sem motivo aparente, a casa de uma família começou a ser apedrejada e ninguém conseguia saber de onde partiam as pedras que quebravam as vidraças e perturbavam os moradores. Um mistério intrigou a todos: os responsáveis seriam os imperadores Maximiliano, do México; e Napoleão III, da França. O curioso caso é publicado nos principais jornais da cidade e ganha repercussão.
5. O Crime dos Banhados
Em 1912 uma família – pai, mãe e seis filhos – são assassinados numa fazenda na região do Banhado do Taim, em Rio Grande (RS), com requintes de crueldade. Após um ano de investigação, um homem é culpado pelo crime, mas o verdadeiro mandante nunca foi encontrado. O caso serviu de inspiração para um dos primeiros filmes reconstituindo casos policias no Rio Grande do Sul: “O crime dos banhados”, dirigido por Francisco Santos e produzido pela Guarani Filmes, um grande estúdio de Pelotas. O filme lotou os cinemas de todo Estado mas nenhuma cópia dele foi preservada, apenas um fotograma."
No comments:
Post a Comment