2/05/2009

Superaventuras(13)

As 2 histórias seguintes dos X-Men(as edições 192 e 193 de Uncanny X-Men) foram publicadas no Superalmanaque Marvel 1, lançado pela Abril em dezembro de 1989.

A edição 192 trouxe a história "Pátrio Poder", escrita por Chris Claremont e desenhada por John Romita Jr., que mostra Noturno(que liderava o grupo na época), Colossus e Vampira enfrentando o tecnorgânico Magus, que veio à Terra para encontrar e matar seu filho Warlock, membro dos Novos Mutantes.













Enquanto isso, Prof. Xavier, Ororo, Illyana e Rachel vão até o aeroporto receber Wolverine e Lince Negra, que estão retornando de sua passagem pelo Japão(mostrada na mini-série "Wolverine & Kitty Pryde").

No final da história, o Prof. Xavier é espancado por um grupo de pessoas que odeiam mutantes após sair da universidade onde lecionou por um período.

A edição 193, também da dupla Claremont/Romita Jr., trouxe a história "A Vingança do Trovão", na qual James Proudstar(o Pássaro Trovejante II) busca vingança contra Charles Xavier, que ele culpa pela morte de seu irmão John, de quem herdou o nome.













James sequestra Banshee(antigo membro dos X-Men) e o leva para o Monte Cheyennne, uma base do governo onde o Pássaro Trovejante original morreu durante uma perseguição ao vilão Conde Nefária. James atrai os X-Men até o local, onde pretende concretizar a sua vingança.

Antes de partir para o resgate de Banshee, os X-Men recebem de volta o Prof. Xavier, que foi salvo da morte por Callisto e Curandeiro, membros dos morlocks. Os filhos da morlock Analee são assassinados, vítimas do preconceito dos humanos contra os mutantes.

Os X-Men vão até a base no Monte Cheyenne e enfrentam James Proudstar e também os satânicos(jovens mutantes treinados por Emma Frost) Roleta e Empata(que manipula as emoções de Flama(imagem abaixo; heroína que mais tarde faria parte dos Vingadores), e a força a participar do ataque aos X-Men).














Durante a batalha, James Proudstar acaba percebendo que os X-Men são pessoas honradas e que não poderiam ser os responsáveis pela morte de seu irmão. Ele e Flama são perdoados e convidados a entrar nos X-Men, mas recusam os convites.

Graças às ações de Roleta e Empata, os X-Men foram forçados a enfrentar também a segurança da base e, mais uma vez, acabam sendo culpados injustamente de serem terroristas, agravando ainda mais o sentimento anti-mutante.

Gosto muito desta história, que fecha a 1ª edição do Superalmanaque Marvel, que apresentou também aventuras do Homem-Aranha, do Quarteto Fantástico e do ROM(que, com ajuda de todos os heróis da Terra, derrota os Espectros). As histórias do ROM até que são legais, apesar dos desenhos serem bem ruins.

No comments: