2/22/2009

Carnaval

Como estou postando numa manhã de domingo de Carnaval, seguem abaixo, três belas composições do sambista Cartola:

"Espero por Ti

Mesmo sem saber
Se virás um dia
Eu espero por ti
Confiante e só aqui
Eu espero por ti
Pra te dar o amor
Que existe em mim
E encontrar a paz
Por fim

Não sei como foi
Mas aconteceu
Este imenso amor
Só sei que não vivo
Longe dos olhos
Sem sentir teu calor
E enquanto eu viver
Eu hei de viver
A te esperar
Mesmo sem saber
Se vais voltar."

"O Inverno do Meu Tempo
(Composição: Cartola/Roberto Nascimento)

Surge a alvorada
folhas a voar
e o inverno do meu tempo começa
a brotar, a minar

E os sonhos do passado
no passado estão presentes,
e o amor que não envelhece jamais
eu tenho paz
e ela tem paz

Nossas vidas
muito sofridas
caminhos tortuosos
entre flores e espinhos demais

Já não sinto saudade
saudades de nada que vi
o inverno do tempo da vida
oh! Deus
eu me sinto feliz

Surge a alvorada
folhas a voar..."

"Quem Me Vê Sorrindo
(Composição: Cartola e Carlos Cachaça)

Quem me vê sorrindo pensa que estou alegre
O meu sorriso é por consolação
Porque sei conter para ninguém ver
O pranto do meu coração

O que eu sofri por esse amor, talvez
Não compreendeste e se eu disser não crês
Depois de derramado, ainda soluçando
Tornei-me alegre, estou cantando

Quem me vê sorrindo...

Compreendi o erro de toda humanidade
Uns choram por prazer e outros com saudade
Jurei e a minha jura jamais eu quebrarei
Todo pranto esconderei

Quem me vê sorrindo..."

* "Angenor de Oliveira(1908-1980), o mestre Cartola é considerado por músicos como Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola como maior sambista de todos os tempos. Cartola não só fundou a escola de samba Mangueira, como lhe deu nome e as cores verde e rosa (para quem dizia que as cores não combinavam, ele respondia : "Ora, o verde representa a esperança, o rosa representa o amor, como o amor pode não combinar com a esperança?")."
Fonte: http://www.samba-choro.com.br/s-c/cartola.html

* Quando era pequeno, torcia para a União da Ilha do Governador, escola do bairro onde eu morava. Quando deixei o Rio de Janeiro e vim para Rio Grande, perdi um pouco o interesse pelo desfile das escolas cariocas, embora tenha gostado de um ou outro samba-enredo ao longo dos anos.

No comments: