7/06/2022

Lendas do Homem de Aço - José Luis García-López - Vol. 1

 

Bom o primeiro volume da coleção "Lendas do Homem de Aço" dedicado ao lendário desenhista José Luis García-López. As histórias foram escritas por Gerry Conway, Martin Pasko e Elliot S! Maggin e em todas elas destaca-se a bela arte de García-López. 


Nas duas primeiras aventuras o Superman prende um ladrão de jóias e confronta Solomon Grundy fazendo uso de habilidades bem bizarras, como a super-hipnose e o superventriloquismo. Publicadas no final dos anos 1970, estas histórias soam agora bem ingênuas e mostram que o Superman era capaz das maiores maluquices para proteger a sua identidade secreta.

Depois, o herói foi vítima de um plano maligno de Lex Luthor e passou a crescer descontroladamente, o que o fez perder sua inteligência. Kal-El só conseguiu escapar desta cilada graças à ajuda de Ray Palmer, o Átomo. 


As três aventuras seguintes mostraram o Superman enfrentando os vilões Protetor(que tirava seus poderes da poluição do planeta) e Radion, e lidando com uma mentira da Supergirl e dos kandorianos, que o fizeram acreditar que Krypton nunca havia existido. 


Kara Zor-El fez isso para tentar ajudá-lo(pois achou que o primo estava tão obcecado em proteger a Terra que passou a interferir em assuntos que cabiam apenas aos humanos) e no final contou tudo para o primo, enquanto ambos impediam que o planeta Xonn fosse dominado pela raça dos J´ais. 


Na sequência veio uma longa e épica aventura que colocou o Superman e a Mulher-Maravilha no cenário que envolvia Pearl Harbor, o Projeto Manhattan e figuras históricas como Albert Einstein. Os dois heróis discordam sobre o uso das armas atômicas e organizam uma luta na Lua para resolver a questão sem que inocentes fossem feridos. 

No final, eles uniram-se para impedir que o projeto da bomba atômica fosse roubado pelo nazista Barão Blitzkrieg e o samurai Sumô(!?). A dupla de vilões acabou sendo morta pela primeira explosão atômica da história, que aconteceu em uma base no Novo México. Esta trama foi muito bem escrita(e desenhada, claro!) e por si só já vale a revista. 


Fechando o gibi veio uma boa história que mostrou o Superman lidando com um alienígena(cujo nome era Kobold) que carregava uma importante mensagem mas não pôde entregá-la pois sofreu um acidente que o fez cair na Terra. 



No comments: