10/31/2020

Euphoria

 

Boa a série "Euphoria", que em seus oito episódios contou a história de Rue(Zendaya), jovem viciada em drogas que - após sofrer uma overdose - conhece Jules(Hunter Schafer) e esforça-se para ficar sóbria e aproveitar este novo relacionamento. A trama tem cenas fortes e todos os colegas de Rue estão envolvidos com substâncias entorpecentes, violência e sexo. 


O seriado perdeu um pouco o ritmo quando focou no vilão Nate(Jacob Elordi) e sua namorada Maddy(Alexa Demie), mas teve um ótimo começo e um bom episódio final, onde Rue mais uma vez sucumbe ao vício. Zendaya tem uma grande atuação, a trilha sonora é excelente e merecem destaque ainda os arcos vividos por Kat(Barbie Ferreira) e por Cassie(Sydney Sweeney). 


Homem-Aranha 2099 6

 

Regular a edição 6 de "Homem-Aranha 2099", que teve uma primeira história bem fraca, com Miguel O´Hara retornando à Cidade Alta, fazendo-se passar por um Alado para conseguir chegar em sua casa e conhecendo os "adoradores do Aranha", pessoas que veneram Thor e colocaram em suas cabeças que o aracnídeo é o mensageiro do Deus do Trovão na Terra. Esta aventura foi desenhada por Kelley Jones.

Depois veio a estreia de "Ravage 2099", numa aventura escrita pelo mestre Stan Lee e desenhada por Paul Ryan. O protagonista é Paul-Phillip Ravage, que era comandante da polícia ecológica da Alchemax até ser traído e incriminado pela corrupta empresa. Após conseguir escapar de ser preso e proteger seus aliados, ele transforma-se no vigilante Ravage e parte para o contra-ataque. A história também apresentou Dethstryk, o governante de Hellrock e líder dos Mutróides, cuja principal meta de vida é destruir a humanidade.


Sean Connery

 

"Morre Sean Connery, famoso por interpretar James Bond, aos 90 anos

(Fonte: UOL)

Famoso por viver o primeiro James Bond da história do cinema, o ator Sean Connery morreu na manhã de hoje aos 90 anos.

A informação foi divulgada pelo site da BBC, que confirmou a notícia com a família do ator. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o veículo afirmou que o escocês tinha problemas de saúde e estava nas Bahamas. Em 2006, ele fez uma cirurgia para retirar um tumor no rim.

Além do papel do histórico espião, Connery ganhou fama ao participar de outras consagradas produções, como "Indiana Jones". 

Antes de Connery, o ator Barry Nelson havia interpretado o agente no início dos anos 60, dentro da série televisiva "Clímax". No cinema, portanto, o escocês foi pioneiro.

Em sua trajetória, o primeiro James Bond das telonas chegou a receber um Oscar em 1988 por seu papel em "Os Intocáveis", além de dois prêmios Bafta e três Globos de Ouro. 

Connery estava aposentado do mundo artístico há mais de dez anos e aproveitava parte de seu tempo livre jogando golfe, uma de suas paixões."

* Um dos grandes nomes do cinema, sem dúvidas! Que descanse em paz!!!

10/30/2020

Homem-Aranha 2099 5

 

Boa a edição 5 de "Homem-Aranha 2099", que trouxe mais duas aventuras estreladas por Miguel O´Hara. Nelas, o aracnídeo enfrenta o Abutre, que é o líder das Aberrações, uma das castas que moram no Submundo. O Abutre convida o Aranha para juntar-se a ele na luta contra a Alchemax, mas O´Hara recusa após descobrir que o vilão e seus seguidores são canibais(eles devoraram os Alados que perseguiram o Aranha até o lugar). 

Em seu combate contra o facínora alado o Aranha contou com a ajuda de Gabe e também de Kasey Nash. Enquanto isso, na Cidade Alta, o sargento Rico Estevez - que perdeu seu emprego no Olho Público após falhar em capturar o Aranha - é recrutado pela misteriosa Ângela Daskalakis, que lhe promete vingança contra Tyler Stone e o Homem-Aranha. 

Cats

 

Ruim o filme "Cats"(2019, Dur.: 110 min., Dir.: Tom Hooper), que adaptou para o cinema o famoso musical da Broadway sobre uma tribo de gatos que escolhe qual deles irá ascender para uma vida melhor. A trama não faz nenhum sentido, a caracterização dos atores ficou bem esquisita e lá pelos cinquenta minutos eu já não aguentava mais escutar a expressão "Jellicle cat". Nota: 4. 

10/29/2020

Cidade dos Mortos

 

Boa a série "Cidade dos Mortos", que mostra duas famílias - cheias de conflitos internos - de Moscou que vão para a estrada atrás de um refúgio depois que um vírus de alta e rápida letalidade transforma toda a Rússia em uma terra sem lei. 

Os personagens tentam chegar em uma ilha num lago isolado(daí o título em Inglês: "To The Lake") e passam por inúmeras provações no caminho. O final deixa um ótimo gancho e deixa claro que a turma agora terá que enfrentar não só a doença, mas também uma guerra.

"Cidade dos Mortos" é um seriado de zumbis sem os mortos-vivos, escancarando o que sempre acontece neste tipo de show: quando a coisa aperta, os seres humanos tornam-se capazes dos atos mais vis e cruéis. O elenco entrega boas atuações e merece destaque a presença da bela atriz Viktoriya Agalakova, que interpreta a rebelde Polina. 


Homem-Aranha 2099 4

 

Boa a edição 4 de "Homem-Aranha 2099", que começou mostrando o Aranha do futuro caindo na perigosa área da cidade conhecida como Submundo e ficando gravemente ferido. Ele é caçado pela milícia local(os Cães de Guarda) e os homens da Alchemax(os Alados) e, após ser tratado por uma médica fã dos antigos heróis(a Dra. Morrow), é salvo de seus perseguidores pela versão 2099 do Abutre. A história também deu destaque para a relação entre Tyler Stone e outra grande corporação: a Stark-Fujikawa.

Na sequência tivemos a estreia de uma nova série, "Destino 2099", que contou com roteiro de John Francis Moore e desenhos de Pat Broderick. Um homem que alega ser Victor Von Doom chega em 2099 e vai até a capital da Latvéria(Gojrádia) confrontar o atual soberano do país, o ciborgue Tiger Wylde. Após ter seu rosto deformado por Wylde, o homem une-se ao Clã Zéfiro, uma tribo de ciganos que usa magia e tecnologia e planeja derrubar o tirano de poder. 

Alguns dos membros do Clã são a líder Fortuna, o cibersábio Bit, o curandeiro Vox e a jovem guerreira Xandra. Destino e os demais vão até uma instalação do Conglomerado Pixel("Paloma Informações Exclusivas Limitada") no Peru e lá ele ganha uma nova armadura(forjada em Adamantium Lanxida) e tem suas habilidades melhoradas com a adição de nanóides em seu cérebro. 


10/28/2020

Lovecraft Country


Boa a série "Lovecraft Country", que contou a história de Atticus "Tic" Freeman(Jonathan Majors), que vai para a estrada procurar o pai desaparecido e precisa enfrentar uma sociedade secreta que faz uso da magia e cujos membros tentam usá-lo para alcançar a imortalidade. 



Junto com a amada Leti(Jurnee Smollett) e vários membros de sua família, Tic luta contra a poderosa feiticeira Christina(Abbey Lee) e também contra o racismo que dominava os Estados Unidos nos anos 1950(não que seja muito diferente atualmente). Esta primeira temporada contou com dez episódios, que contaram com grandes atuações do elenco e um texto bem sólido. 


Merecem ser destacados os seguintes capítulos: "Meet Me In Daegu"(onde Tic envolve-se com uma lendária criatura japonesa, interpretada pela bela Jamie Chung), "I Am"(que mostrou a personagem Hippolyta viajando pelo multiverso), "Jig-a-Bobo"(episódio assustador, que mostrou Dee(Jada Harris) - a jovem prima de Atticus - sendo assombrada por uma maldição) e "Rewind 1921"(onde os protagonistas viajam no tempo e testemunham o lamentável Massacre de Tulsa). 


Tivemos ainda monstros lovecraftianos, uma casa mal-assombrada, trocas de corpos e muitas cenas de morte e sexo, duas marcas das produções exibidas pela HBO. O episódio final foi apenas regular, mas a série manteve um nível bem alto e - pelo conjunto da obra - garantiu seu lugar entre os grandes lançamentos deste atribulado ano de 2020. 

Homem-Aranha 2099 3

 

Boa a edição 3 de "Homem-Aranha 2099", que mostrou o herói - ainda aprendendo a utilizar seus poderes - enfrentando o samurai Especialista, que foi contratado para capturar a jovem Kasey Nash(namorada de Gabe) e levá-la para ser usada como uma cobaia da Alchemax. No final, Miguel O´Hara acidentalmente corta a garganta do seu adversário e termina a história sendo alvejado pelos agentes do Olho Público. 

10/27/2020

Irreversível



O tempo destrói tudo. 

Muito bom o filme "Irreversível"("Irréversible", 2002, Dur.: 97 min., Dir.: Gaspar Noé), que mostra dois homens(interpretados por Vincent Cassel e Albert Dupontel) que saem pela noite de Paris em busca de vingança contra o canalha que estuprou e agrediu covardemente Alex(Monica Bellucci), a namorada de um deles. O filme conta a história de trás para frente e tem duas sequências fortíssimas: a que mostra a agressão sexual contra a garota e a que apresenta o troco contra o abusador. 

O começo é sujo e caótico, com uma câmera frenética que reflete bem os espíritos perturbados de todos os envolvidos naquela noite sinistra. As cenas que antecedem o estupro são mais calmas mas não menos devastadoras, pois trazem uma revelação que faz com que todos os fatos ocorridos fiquem ainda piores. O grande destaque, é claro, vai para a excelente e corajosa atuação da bela Monica Bellucci. Nota: 8. 


Homem-Aranha 2099 2

 

Regular a edição 2 de "Homem-Aranha 2099", que em sua primeira história trouxe o fim do confronto entre o Aranha e o ciborgue Risco. Miguel O´Hara derrota seu inimigo e descobre que pode lançar teias, que são orgânicas e produzidas em seus antebraços. A aventura também contou com a participação dos "Thoretes", os idólatras de Thor, que são surrados por Risco, o que faz com que o Aranha parta com tudo para cima de seu oponente.

Depois, tivemos a estreia do "Justiceiro 2099", numa aventura escrita por Pat Mills e Tony Skinner e desenhada por Tom Morgan. A trama mostra a origem do novo Justiceiro, que decide fazer justiça com as próprias mãos após ver o assassino de seus parentes(o canalha Kron Stone, filho de Tyler Stone, o influente chefão da Alchemax) receber somente uma mísera multa em seu julgamento. 

Jake Gallows era um fã do Justiceiro original e colecionava vários itens do vigilante, inclusive o diário de Frank Castle. Esta história inicial(que até é legal, mas tem um final fraco e abrupto) mostrou também o novo Justiceiro enfrentando os "cirurgiões de rua", bandidos que roubam os órgãos das pessoas para vendê-los no mercado negro. 

10/25/2020

Homem-Aranha 2099 1

 

Começo agora uma nova série de posts que irá explorar o "Universo Marvel 2099", que fez sua estreia aqui no Brasil em outubro de 1993, com o lançamento de "Homem-Aranha 2099" 1 pela Abril Jovem. A revista trouxe as duas primeiras aventuras do Homem-Aranha do futuro - escritas por Peter David e desenhadas por Rick Leonardi - e um texto que falou sobre a criação deste universo e seus quatro personagens iniciais: o Aranha, Justiceiro, Doutor Destino e Ravage. 

As histórias apresentam a origem do novo Homem-Aranha, que é Miguel O`Hara, um cientista que trabalha na corporação Alchemax e encabeça um programa genético que tem como objetivo criar operativos com habilidades avançadas(os bons e velhos "supersoldados"). O´Hara usou o Homem-Aranha original como material de pesquisa e tentou deixar a empresa depois que um teste com uma cobaia humana(um criminoso condenado voluntário) dá extremamente errado. 

O´Hara, então, cai numa armadilha de seu inescrupuloso chefe Tyler Stone, que coloca a poderosa droga alucinógena "Êxtase" - distribuída de forma legal apenas pela Alchemax - em seu vinho para tentar impedir que ele abandonasse a empresa. Sob os efeitos da droga, O´Hara agride sua noiva Dana D'Angelo, o que faz com que ele decida tomar uma atitude radical para livrar-se da substância. 

Miguel usa seu equipamento de pesquisa genética para apagar a droga de seu organismo mas é sabotado por seu companheiro de laboratório(Aaron Delgato) e acaba recebendo os poderes aracnídeos derivados do Aranha original. Aaron é morto de forma acidental logo em seguida e Miguel(que agora tem garras nos dedos dos pés e das mãos) consegue escapar da sede da Alchemax com a pequena ajuda de um adorador de Thor, o Deus do Trovão. 


O´Hara é rastreado por Risco(um ciborgue psiquicamente ampliado que rastreia calor) até sua casa e improvisa um uniforme usando o tecido ultraleve da asa delta usada pelo seguidor de Thor e uma fantasia com moléculas instáveis que ele usou no feriado do Dia dos Mortos, no México. A revista termina com o novo Aranha e Risco frente a frente, prestes a entrarem em combate. 

Merecem destaque ainda as primeiras aparições de Gabriel(ou Gabe) - o irmão de Miguel - e da divertida Lyla, a assistente virtual de O´Hara, que é capaz de ter 293 aparências e personalidades diferentes e, numa bela referência, assume a forma da Tia May em um determinado momento. Peter David também fez uma homenagem ao filme "A Mosca", que Miguel usou como inspiração para a câmara de transformação utilizada em seu equipamento. 



***

Seguem abaixo algumas informações retiradas do texto que encerra o gibi: 

- A ideia do "Universo 2099" surgiu de uma graphic novel com o personagem "Ravage", que seria produzida por Stan Lee e John Byrne. 

- Partindo desta premissa, o mundo de 2099 foi construído pelos escritores e editores Tom DeFalco, Mark Gruenwald, Bob Harras, Ralph Macchio e Fabian Nicieza. 

- Em 2099, os Estados Unidos têm seu território fragmentado, com os Estados Unidos a leste e a Federação dos Estados Americanos(que inclui partes do México) ao sul. 

- A Califórnia virou uma ilha, possivelmente por causa de um desastre natural. 

- O governo é dirigido pelas grandes corporações, como a Alchemax, que é dona de Nova York e controla a maior parte da Costa Leste. 

- A população usa armaduras para proteger-se dos criminosos e o papel-moeda não existe mais e foi substituído pelos cartões de débito(esta parte do futuro imaginado pela Marvel está muito perto de tornar-se verdade). 

- Justiceiro 2099: é Jake Gallows, um policial que transforma-se num vigilante depois que o assassino de seus parentes não é punido porque pode pagar a polícia, que é privatizada.

- Destino 2099: é um misterioso jovem que tenta tomar o poder da Latvéria das mãos do ciborgue Tiger Wylde. Nesta missão, ele conta com a ajuda de uma tribo de ciganos informatizados. Wylde tem negócios com a Alchemax e apareceu falando com o empresário pelo telefone nas histórias do Aranha. 

- Ravage 2099: Paul Philippe Ravage era o oficial-comandante da ECO, a força "policial-ecológica" da Alchemax. Ele passa a agir como um vigilante após descobrir que a empresa para a qual trabalhava é totalmente corrupta. Os maiores inimigos de Ravage são os "Mutróides", criminosos que têm poderes graças à radioatividade da ilha-prisão de Hellrock e são liderados por Dethstryk. 

Zumbis e Robôs

 

Ruim o filme "Zumbis e Robôs"("Battle of the Damned", 2013, Dur.: 88 min., Dir.: Christopher Hatton), que mostra o major Max Gatling(Dolph Lundgren) liderando um pequeno grupo de sobreviventes e um esquadrão de robôs(que surge do nada) durante uma epidemia de zumbis. Há algumas cenas de ação razoáveis, mas o roteiro está coberto de furos e os personagens são todos muito chatos. Nota: 4,5. 

10/24/2020

Coleção Histórica Marvel Hulk 12

 

Boa a edição 12 da "Coleção Histórica Marvel" do Hulk, que começou mostrando o gigante esmeralda retornando das "Guerras Secretas" e retomando a sua missão de resgate da cientista Kate Waynesboro. Um irado e ferido Hulk(que voltou à Terra usando uma muleta) vence facilmente o Bumerangue e, junto com sua namorada, retorna para o Observatório Northwind. 

Lá, ele descobre que o gângster Max Hammer(anteriormente chamado de Max Stryker) está usando sua não-testada pesquisa com a radiação gama para curar todo tipo de enfermidades. Não demora para que o próprio Max sinta na pele um grande efeito colateral da cura e transforme-se em um monstro irracional, que parte para a briga contra o Hulk(que, em meio ao combate, entrega-se de vez à selvageria). 


O cavaleiro espacial Rom é atraído pela grande quantidade de radiação gama que emana do Observatório e usa seu neutralizador para reverter os efeitos do tratamento de Banner em Max e nas pessoas inocentes. O alienígena - que estava bem no meio da grande guerra contra os Espectros - só não consegue reverter o estado sombrio do Hulk, que acidentalmente agride Kate e, bastante abalado, foge do local. 


A história seguinte mostra o "verdão" sendo perseguido pela SHIELD(com Kate e o agente Gabe Jones no comando das operações) e revela que o vilão Pesadelo é o grande responsável pela aflição sofrida pelo Hulk. Sem conseguir atingir seu maior inimigo - o Doutor Estranho - Pesadelo resolveu atacar os aliados do mago e focou seus esforços em Bruce Banner logo após o cientista ter tomado o controle de sua transformação. 


Pouco a pouco, ele atormentou Banner em seus sonhos e fez com que o lado selvagem do Hulk viesse à tona, com a intenção final de enviá-lo para atacar o Mago Supremo. Após lutar e arrasar com os agentes da SHIELD, o Hulk é libertado das garras do Pesadelo por Stephen Strange. O mago consegue dizer para Banner o que estava acontecendo e o cientista decide deixar o Hulk assumir as rédeas de sua mente de vez para que o sinistro Pesadelo fosse derrotado em seu reino(que é devastado pelo monstro verde). 


Chegamos, então, à aventura final com a personalidade de Bruce Banner perdida para sempre e um enraivecido e descontrolado Hulk solto em Nova York. Enquanto o Demolidor e o Homem-Aranha lidam com as consequências do caos, o Hulk enfrenta vários heróis, como o Tocha Humana, Luke Cage(ainda chamado de Poderoso), Punho de Ferro e os Vingadores. 


O gigante verde tem um confronto épico contra Thor mas só é detido de vez pelo Doutor Estranho, que abre um portal e envia o Hulk para outros mundos, onde ele poderá ficar em paz e não ser ferido por ninguém(pelo menos, na teoria). Este é o início da famosa "Saga da Encruzilhada", que - espero - seja publicada nos próximos volumes desta excelente coleção estrelada pelo mais incompreendido e sofrido de todos os heróis.  [Atualização: a Panini parou de publicar a coleção, deixando os fãs sem esta sequência de histórias que há muito tempo não saem por aqui. Lamentável!]

Vale lembrar, ainda, que estas histórias foram produzidas pela grande dupla formada por Bill Mantlo e Sal Buscema e que - muitos anos mais tarde - o "traíra" Doutor Estranho estava entre os responsáveis por um novo banimento do Hulk, que desta vez foi enviado para o espaço. Com amigos assim, não é de se espantar que Banner volta e meia tente ficar sozinho, bem longe do resto da humanidade.