10/24/2020

Coleção Histórica Marvel Hulk 12

 

Boa a edição 12 da "Coleção Histórica Marvel" do Hulk, que começou mostrando o gigante esmeralda retornando das "Guerras Secretas" e retomando a sua missão de resgate da cientista Kate Waynesboro. Um irado e ferido Hulk(que voltou à Terra usando uma muleta) vence facilmente o Bumerangue e, junto com sua namorada, retorna para o Observatório Northwind. 

Lá, ele descobre que o gângster Max Hammer(anteriormente chamado de Max Stryker) está usando sua não-testada pesquisa com a radiação gama para curar todo tipo de enfermidades. Não demora para que o próprio Max sinta na pele um grande efeito colateral da cura e transforme-se em um monstro irracional, que parte para a briga contra o Hulk(que, em meio ao combate, entrega-se de vez à selvageria). 


O cavaleiro espacial Rom é atraído pela grande quantidade de radiação gama que emana do Observatório e usa seu neutralizador para reverter os efeitos do tratamento de Banner em Max e nas pessoas inocentes. O alienígena - que estava bem no meio da grande guerra contra os Espectros - só não consegue reverter o estado sombrio do Hulk, que acidentalmente agride Kate e, bastante abalado, foge do local. 


A história seguinte mostra o "verdão" sendo perseguido pela SHIELD(com Kate e o agente Gabe Jones no comando das operações) e revela que o vilão Pesadelo é o grande responsável pela aflição sofrida pelo Hulk. Sem conseguir atingir seu maior inimigo - o Doutor Estranho - Pesadelo resolveu atacar os aliados do mago e focou seus esforços em Bruce Banner logo após o cientista ter tomado o controle de sua transformação. 


Pouco a pouco, ele atormentou Banner em seus sonhos e fez com que o lado selvagem do Hulk viesse à tona, com a intenção final de enviá-lo para atacar o Mago Supremo. Após lutar e arrasar com os agentes da SHIELD, o Hulk é libertado das garras do Pesadelo por Stephen Strange. O mago consegue dizer para Banner o que estava acontecendo e o cientista decide deixar o Hulk assumir as rédeas de sua mente de vez para que o sinistro Pesadelo fosse derrotado em seu reino(que é devastado pelo monstro verde). 


Chegamos, então, à aventura final com a personalidade de Bruce Banner perdida para sempre e um enraivecido e descontrolado Hulk solto em Nova York. Enquanto o Demolidor e o Homem-Aranha lidam com as consequências do caos, o Hulk enfrenta vários heróis, como o Tocha Humana, Luke Cage(ainda chamado de Poderoso), Punho de Ferro e os Vingadores. 


O gigante verde tem um confronto épico contra Thor mas só é detido de vez pelo Doutor Estranho, que abre um portal e envia o Hulk para outros mundos, onde ele poderá ficar em paz e não ser ferido por ninguém(pelo menos, na teoria). Este é o início da famosa "Saga da Encruzilhada", que - espero - seja publicada nos próximos volumes desta excelente coleção estrelada pelo mais incompreendido e sofrido de todos os heróis.  [Atualização: a Panini parou de publicar a coleção, deixando os fãs sem esta sequência de histórias que há muito tempo não saem por aqui. Lamentável!]

Vale lembrar, ainda, que estas histórias foram produzidas pela grande dupla formada por Bill Mantlo e Sal Buscema e que - muitos anos mais tarde - o "traíra" Doutor Estranho estava entre os responsáveis por um novo banimento do Hulk, que desta vez foi enviado para o espaço. Com amigos assim, não é de se espantar que Banner volta e meia tente ficar sozinho, bem longe do resto da humanidade. 

No comments: