Blog com fichas e resumos de filmes e HQs, notícias bizarras, meus poemas, memes e muito mais.
5/26/2020
O Império dos Gibis
Muito bom o livro "O Império dos Gibis - A Incrível História dos Quadrinhos da Editora Abril"(Editora Heroica), de Manoel de Souza e Maurício Muniz, que foi financiado por uma campanha no site Catarse. São mais de 500 páginas que contam toda a longa trajetória dos quadrinhos dentro da editora paulista, criada por Victor Civita. Ao longo de 68 anos, a Abril encheu as bancas brasileiras com títulos produzidos por Disney, DC, Marvel, Maurício de Sousa, Ziraldo, Image e muitos outros, propiciando assim toda uma era de diversão e aprendizado para os fãs das HQs.
Logo que fiquei sabendo da existência do projeto decidi contribuir e não me arrependo, pois a leitura foi bem divertida, me fez lembrar de vários gibis que passaram pela minha mão ao longo dos anos e pude ainda descobrir alguns outros que me deixaram com água na boca(sei que são edições raras, que devem ser caras e eu provavelmente nunca lerei, mas tudo bem!). O livro trouxe ainda deliciosas histórias de bastidores e não aliviou nas críticas aos conhecidos erros cometidos pela editora, que cortava páginas e personagens, adulterava histórias e até mesmo chegou a trocar um personagem por outro, na fase conhecida como "Zé Fraude"(onde o Zé Carioca ocupou o lugar que era do Pato Donald em várias revistas).
Apesar desses elementos e de ter abandonado os gibis de forma melancólica, a Abril realizou um trabalho de qualidade por vários anos a fio e merece ser louvada por ter conseguido organizar a bizarra cronologia da Marvel e da DC e pela chegada ao Brasil de obras clássicas como "Watchmen", "O Cavaleiro das Trevas", "A Queda de Murdock", "Crise nas Infinitas Terras", "A Saga da Fênix Negra", "A Saga de Thanos", a "Trilogia do Infinito" e inúmeras outras. Longe dos super-heróis, a editora foi responsável por produzir excelentes materiais com os personagens da Disney(como o da dupla Ivan Saidenberg e Renato Canini com o Zé Carioca), com os Trapalhões e foi a primeira grande casa de Mônica, Cebolinha, Cascão e companhia.
Além do excelente conteúdo do livro, recebi ainda alguns materiais extras bem legais, como pôsters, cards e livrinhos que destrincharam tudo o que foi publicado nas clássicas "Heróis da TV" e "Capitão América". Tomara que a editora continue nesta levada e destaque em futuros lançamentos outros gibis relevantes como "Superaventuras Marvel", "Grandes Heróis Marvel", "Super-Homem" e, claro, "X-Men". Fica a dica, então, para este "O Império dos Gibis", obra essencial para os fãs das histórias em quadrinhos, que em breve terá uma nova tiragem sendo disponibilizada no site da Editora Heroica:
https://www.editoraheroica.com.br/
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment