2/18/2020

Os Vingadores 25


O número 25 de "Os Vingadores" trouxe o começo da saga "Sem Rendição", que envolveu todas as equipes dos Vingadores atualmente na ativa. Os quatro capítulos apresentados nesta edição foram escritos por Mark Waid, Al Ewing e Jim Zub e desenhados por Pepe Larraz.


Na trama, a Terra e a Lua são roubadas, fazendo com que o planeta sofra com inúmeros desastres naturais, que são combatidos pelos Vingadores. Em meio ao caos, vários heróis(como o Homem-Aranha, os X-Men e os Campeões) e vilões são congelados e Jarvis é gravemente ferido, ficando sob os cuidados do Fera e da jovem Vespa.


O sequestro da Terra permitiu o surgimento da personagem Viajante(Valerie Vector) que, em mais um "retcon", foi uma das fundadoras dos Vingadores ao lado do Homem de Ferro, Hulk, Vespa, Thor e Homem-Formiga. Valerie desapareceu após um combate contra Vitória, o Homem Eletromagnético, e foi dada como morta pelos colegas. A teleportadora, na verdade, havia sido removida da existência normal e da memória de todos até ficar em sincronia novamente graças à atual crise.


Sendo liderados por Vampira, Roberto da Costa e Falcão, os Vingadores remanescentes(que contam com a ajuda do obscuro Relâmpago) são atacados pela Ordem Negra(antiga equipe de Thanos) - que destrói a Mansão mais uma vez - e só escapam da morte graças à Viajante, que consegue levar todos os heróis até o Q.G. auxiliar da equipe.


Na sequência, os Vingadores descobrem que a Terra está servindo como palco para um jogo envolvendo a Ordem Negra e uma nova versão da Legião Letal. Os dois times duelam em Cusco(Peru) e Roma, disputando a posse de dois artefatos alienígenas.


O arrogante Mercúrio é gravemente ferido na batalha e a Ordem Negra marca o primeiro ponto no placar depois que Estrela Negra consegue pegar um dos artefatos(sendo desintegrado no processo). Desconhecendo este essencial detalhe, os Vingadores tentam pegar o segundo artefato, que é tocado pelo Tocha Humana(o Hulk Vermelho também tentou alcançá-lo, enquanto o Relâmpago não foi rápido o suficiente para avisar os colegas do perigo).


Mesmo longe de ser inovadora, esta primeira parte do arco foi divertida de ler, principalmente por causa do grande elenco de personagens envolvido no jogo que está sendo disputado entre o Grão-Mestre(que selecionou a Legião Letal) e o misterioso Desafiante(representado pela Ordem Negra). As cenas de ação ficaram boas(mérito para a ágil arte de Larraz) e gostei da estreia da carismática Viajante("Voyager", no original).

No comments: