2/02/2020

His Dark Materials


Boa a série "His Dark Materials", da HBO, que conta a história de Lyra Belacqua(Dafne Keen), corajosa jovem que embarca numa aventura para resgatar um grupo de crianças que foi sequestrada de seus lares e também descobrir mais sobre seu misterioso passado.


Em sua jornada, ela alia-se aos intrépidos gípcios, ao honrado "urso de armadura" Iorek e seus súditos e ao aeronauta Lee Scoresby(Lin-Manuel Miranda). Ao longo desta temporada inicial - que teve 8 episódios - Lyra alcançou seus objetivos mas também perdeu bastante no processo, principalmente por causa de seus pais: a Senhorita Coulder(Ruth Wilson) e o Lorde Asriel(James McAvoy).


A primeira está aliada ao conservador Magisterium, segue suas crenças e foi responsável por uma sinistra experiência que separava as crianças de seus "daemons"(manifestações externas de suas almas em forma de animais). Já Asriel luta contra o status quo mas demonstra não ligar muito para a filha e usou de forma abjeta seu melhor amigo(o pequeno Roger(Lewin Lloyd)) para alcançar seus objetivos.


A série - baseada na trilogia "Fronteiras do Universo", de Philip Pullman - também preparou o caminho para a exploração de mundos paralelos na figura de Will Parry(Amir Wilson), jovem que tem seu destino ligado ao de Lyra. Merecem destaque as boas atuações de Dafne Keen e Ruth Wilson(que conseguiu ser bem assustadora em alguns momentos) e gostei bastante das cenas em que a dona do aletiômetro(um instrumento que pode responder qualquer pergunta) entrou em ação para defender seus amigos.


O episódio final foi bem sombrio e, pelo desenrolar dos fatos mostrados, deixou bem claro que a segunda temporada será bem diferente e ampliará bastante o leque da trama protagonizada por Lyra. Apesar de ter o mesmo material fonte, a série é bem diferente do filme "A Bússola Dourada", de 2007, que não teve tempo nem coragem para explorar os mundos criados por Pullman.

No comments: