11/18/2018

Incrível, Fantástico, Inacreditável


Para fechar esta semana marcada pela triste notícia da morte de Stan Lee(Stanley Martin Lieber), recomendo a autobiografia "Incrível, Fantástico, Inacreditável", lançada por aqui em 2016 pela Editora Nova Século. Nela, Stan relembra sua infância sem luxos em Nova York, os vários empregos que teve antes de começar no mundo editorial como um assistente e o primeiro roteiro que escreveu(para uma aventura curta do Capitão América).


A revista continua mostrando como Stan conheceu o amor de sua vida(Joan Boocok, que mais tarde também viraria escritora), explica o famoso "método Marvel" de escrever quadrinhos, explora brevemente as controversas relações de Lee com Jack Kirby e Steve Ditko e - claro - traz os bastidores das criações de personagens icônicos como o Quarteto Fantástico, Hulk, Homem-Aranha, Thor e os X-Men.

Só senti falta de pelo menos uma página dedicada ao Surfista Prateado(um dos personagens favoritos do autor), que é mencionado apenas uma vez pelo texto e depois aparece no quadrinho final. Com participações de Peter David no roteiro e desenhos de Colleen Doran, a biografia consegue ser bem divertida(explorando causos hilários como a visita de Stan à Casa Branca e fazendo piada com os nomes aliterativos dos heróis) e certamente será apreciada pelos fãs de Lee e da Casa das Ideias.

No comments: