7/07/2017

Homem-Aranha - De Volta Ao Lar


Gostei do filme "Homem-Aranha - De Volta Ao Lar"("Spider-Man: Homecoming", 2017, Dur.: , Dir.: Jon Watts), que mostra como Peter Parker(Tom Holland) seguiu sua vida após ter ajudado Tony Stark(Robert Downey Jr.) a enfrentar o time do Capitão América(Chris Evans) durante a Guerra Civil dos super-heróis.

Ansioso por conseguir uma vaga nos Vingadores, Parker continuou a sua rotina de ir para o colégio(ele tem apenas 15 anos) e, nas horas vagas, patrulhar as ruas de sua vizinhança. Monitorado de perto por Happy Hogan(Jon Favreau), o jovem herói acha que finalmente provará seu valor para Stark quando, ao impedir um assalto, acaba descobrindo que bandidos comuns estão usando armas que contém tecnologia alienígena.


O responsável pelo esquema ilegal de venda dessas armas é Adrian Toomes(Micheal Keaton), que usou restos da tecnologia chitauri para construir seu potente traje alado, que ele usa para roubar os despojos tecnológicos deixados pelas batalhas dos heróis. Além desta moderna versão do Abutre, outro vilão que aparece bastante é o Shocker, que atua como um dos capangas de Toomes.

Tom Holland está muito bem no papel de Peter Parker, e me arrisco a dizer que ele é o melhor aracnídeo já visto nas telonas até aqui. Mais jovem que Tobey Maguire e menos arrogante que Andrew Garfield, Holland construiu um Peter na medida certa, que funciona tanto nas cenas do colégio quanto nos momentos em que está atuando como o Aranha.


O novo uniforme do herói(recheado de "tralhas" fabricadas por Stark) ficou bem legal, e gostei também da versão caseira, que aparece bastante. As cenas de ação são ótimas e os confrontos do herói contra o letal Abutre ficaram muito bem feitos. A sequência de Washington podia ser um pouco mais enxuta, mas as brigas na balsa e no avião já valem o ingresso.

Keaton mandou bem como o vilão da produção, com suas ações plenamente justificadas e uma virada na trama que faz sentido e invoca o conhecido "azar do Parker". Achei que a jovem Tia May(Marisa Tomei) podia ter aparecido mais, mas todas as suas intervenções na vida do sobrinho são ótimas.


Só achei estranha a turma de colegas de Parker, que parece ter saído toda do "Universo Ultimate" e esqueceu as versões clássicas dos coadjuvantes de Peter. Seu interesse romântico aqui é Liz Allan(Laura Harrier), uma das garotas mais populares da escola, mas com carisma zero para a plateia. Não gostei também do novo e descaracterizado Flash Thompson(Tony Revolori), que até pega no pé de Peter mas está bem longe de ser o adorado valentão que todos conhecem.

Muito mais interessante é a estranha Michelle(Zendaya), que tem ótimas falas e no final revela que todos os seus amigos a chamam de "MJ". Já que resolveram mudar tudo, bem que podiam ter deixado ela como uma nova personagem, sem qualquer relação ou referência à amada Mary Jane.

O melhor amigo de Parker é Ned Leeds(Jacob Batalon), que reune todas as características do personagem Ganke, parceiro do Aranha Miles Morales, do "Universo Ultimate". Assim como Ganke, Ned é um dos alívios cômicos da trama e mostrou ser um ótimo parceiro para o herói(atuando como o "nerd da cadeira").


O roteiro soube encaixar com perfeição o jovem Aranha no Universo Marvel das telonas e todas as participações do Homem de Ferro(que nem são assim tão numerosas) são pertinentes. Atuando como um mentor distante de Peter, Stark ajudou o herói a amadurecer e a encontrar seu caminho.

O final não decepciona e traz uma surpresa bombástica, que eu não vou revelar para não estragar a graça para quem ainda não viu. Por falar no final, lembro que há duas cenas extras e vale a pena resistir no cinema para conferir a segunda, que é hilária. Para mim esta nova versão do Aranha está aprovada e vou torcer para que ela seja longa. Nota: 9.

No comments: