10/09/2015

Superalmanaque Marvel 7


A edição 7 do "Superalmanaque Marvel", lançado pela Abril em agosto de 1992, trouxe a conclusão da "Guerra do Alto Evolucionário". Abaixo, um resumo das 6 histórias trazidas pelo gibi:

Homem-Aranha(roteiro: Steve Gerber; arte: Cynthia Martin) - Em Miami para promover seu livro de fotos do Homem-Aranha, Peter Parker mais uma vez cruza com os Purificadores e Eliminadores do Alto Evolucionário. Os capangas de armadura estão lá cumprindo 2 missões: acabar com as pessoas envolvidas com drogas e neutralizar possíveis contaminações vindas de outras realidades(que podem chegar à Terra através do Nexo das Realidades localizado nos pântanos da Flórida).

A história é meio confusa(talvez por um possível corte de páginas), e envolve o Homem-Coisa, a estreante e obscura Veneno(Cecilia Cardinale) e o chefão do crime conhecido como Sanguessuga.


X-Men(Roteiro: Chris Claremont; Arte: Arthur Adams) - Nesta boa aventura, a equipe(em sua fase australiana) vai até a Terra Selvagem e enfrenta o gigante Terminus, que tinha devastado o local, obrigando o Povo das Cataratas(amigos dos X-Men) a escapar para uma outra dimensão. Os X-Men conseguem derrotar o vilão, que estava usando Garokk(o homem petrificado) como piloto.


O Alto Evolucionário alia-se aos X-Men e usa seus conhecimentos para restaurar a vida na Terra Selvagem, usando a essência de Garokk como um catalisador para o processo.

Vingadores da Costa Oeste(Roteiro: Steve Englehart - Arte: Al Milgrom) - a edição anual da equipe foi dividida em 2 partes. Na primeira, o esquadrão formado por Gavião Arqueiro, Magnum, Feiticeira Escarlate, Visão e Mantis ajuda o Pantera Negra a defender as minas de vibranium de Wakanda dos ataques do Alto Evolucionário(que primeiro manda seus Recolhedores e depois os supervilões conhecidos como Sensores).


Apesar dos esforços dos heróis, os vilões conseguem roubar um pouco de vibranium, que será usado pelo Alto Evolucionário na construção de uma bomba que mudará toda a vida na Terra.

Na segunda parte, os membros renegados dos Vingadores da Costa Oeste(Harpia, Tigresa e Cavaleiro da Lua) unem-se a Bill Foster(o Golias(ou Gigante), que havia infiltrado-se na base de Wyndham para recuperar seus poderes) e enfrentam o Alto Evolucionário na Terra Selvagem. Quando recebe a informação de que já pode contar com o vibranium, o vilão abandona o conflito e destrói sua base.

Harpia e os outros partem para informar os demais heróis sobre os planos do Alto Evolucionário, e quando a equipe liderada pelo Gavião Arqueiro chega ao local só encontra a cratera deixada pela explosão da antiga cidadela do cientista.

Homem-Aranha(Roteiro: Gerry Conway; Arte: Mark Bagley) - o Alto Evolucionário sequestra o clone da Gwen Stacy para descobrir como Miles Warren, um professor de biologia, conseguiu realizar uma clonagem instantânea. Ele acaba descobrindo que ela era apenas uma duplicata de Gwen, criada através de um vírus genético.

Outra história bem esquisita, que carrega no drama ao mostrar como o Aranha e Mary Jane reagem ao reaparecimento de Stacy. Além do Amigão da Vizinhança, outros personagens que dão as caras são os "Jovens Deuses", humanos que estão sendo treinados pelos Celestiais e são investigados pelo Alto Evolucionário, que adotou um submarino como nova base de operações.


Vingadores(Roteiro: Walt Simonson; Arte: Mark Bright) - Como o time anterior havia sido desfeito, uma equipe reserva é convocada para atender a um chamado de emergência de Jocasta, que fora reconstruída pelas tropas do Alto Evolucionário para fornecer informações sobre os Vingadores. Os membros desta formação improvisada são: Capitão América(na época chamado apenas de Capitão), Falcão, Hércules, Fera, Hulk e a Jaqueta Amarela.

Após resgatarem Jocasta, os Vingadores descobrem a base submarina do Evolucionário e - com ajuda das nações de Atlântida e Lemúria(também atacadas pelo vilão) - conseguem invadir o local. O grupo precisa impedir que Wyndham detone a bomba genética no vulcão de Krakatoa, que espalharia seus efeitos por toda a atmosfera.


A batalha que segue é ótima, com os Vingadores primeiro disseminando o caos entre os soldados do Evolucionário e depois partindo para uma briga direta contra ele. O Hulk é removido da contenda pelo Evolucionário, que o teleporta para um deserto perto de Las Vegas. O Fera decide usar as máquinas do inimigo para evoluir Hércules que, com este acréscimo de poder, consegue derrotar Wyndham.


Pouco antes de sumir, o Alto Evolucionário dispara um raio que faz Hércules continuar evoluindo para além da divindade. Tristes pela perda do colega, os Vingadores seguem em frente e Jocasta(que fora danificada no começo da batalha) sacrifica-se para explodir o submarino e assim impedir a detonação da bomba.

Esta conclusão foi bem legal, e a saga - no geral - também(excetuando-se as 2 histórias do Aranha publicadas neste volume). Nem todas as ações do Evolucionário eram malignas(como o combate às drogas), mas ele acabou derrotado por brincar de Deus e querer forçar uma evolução, por não cooperar com a humanidade e tentar impedir que a natureza seguisse seu curso natural.

2 comments:

Cássius said...

Adoro essa saga e o personagem Alto Evolucionário!!

Cássius said...

Essa história do vírus genético me influenciou na escrita de meu conto Ploc Monster.