10/31/2015

O Massacre da Serra Elétrica


Neste post especial de Halloween comento o filme "O Massacre da Serra Elétrica"("The Texas Chain Saw Massacre", 1974, Dur.: 83 min., Dir.: Tobe Hooper), clássico trash que marcou a estreia do sanguinário Leatherface. Na história, cinco amigos em viagem pelo interior do Texas(para visitar a casa abandonada onde dois deles - os irmãos Sally(Marilyn Burns) e Franklin(Paul A. Partain) - passaram a infância) acabam caindo nas garras da sinistra família formada por canibais.

Enquanto quatro deles são rapidamente fatiados pela fúria de Leatherface(Gunnar Hansen), sobra para Sally o papel de principal vítima da família, que tem o péssimo hábito de brincar com a sua comida. Os momentos finais do filme são aflitivos, com Sally sendo cruelmente torturada por seus captores.


O grande mérito do filme foi construir esta sensação de desespero e desconforto, que começa nos minutos iniciais(que fala muito sobre túmulos profanados e explora com perfeição os cenários desolados do Texas) e estende-se até a conclusão, com o festival de sangue e gritos promovidos por Leatherface e companhia.


No final, uma enlouquecida Sally consegue escapar(por muito pouco) da morte e Leatherface termina dançando de forma macabra com sua motosserra(uma tradução imprecisa lá no começo marcou a franquia no Brasil para sempre), deixando claro que todo o pesadelo e a ruína humana estavam longe de acabar. Nota: 8.


***

Abaixo, algumas curiosidades sobre o filme, retiradas do livro "O Massacre da Serra Elétrica - Arquivos Sangrentos"(Ed. Darkside), de Stefan Jaworzyn:


- A produção custou 125 mil dólares.

- Duas das inspirações do diretor e roteirista Tobe Hooper foram os quadrinhos de terror da EC Comics e a lenda do assassino Ed Gein, o Exumador de Wisconsin(que matou pelo menos 2 pessoas e tinha uma enorme coleção de partes de corpos humanos em sua casa), cujas práticas macabras também serviram de modelo para os filmes "Psicose" e "O Silêncio dos Inocentes".


- As filmagens de "O Massacre" começaram em julho de 1973 e estenderam-se por cerca de 8 semanas.


- A sequência do jantar levou 26 horas para ser filmada, e a equipe técnica e os atores enfrentaram uma temperatura de 43 graus para realizá-la.


- O único traje usado por "Leatherface" não foi lavado durante as filmagens, pois a produção tinha medo de estragá-lo no processo.

No comments: