3/11/2014

Wolverine 40

"Wolverine" 40 foi mais uma boa edição lançada pela Abril. Ela traz uma saga completa reunindo Wolverine e Mary Tyfoid, escrita pela criadora da personagem, Ann Nocenti, e desenhada(muito bem) por Steve Lightle. A história mostra Logan e Tyfoid descobrindo uma operação secreta do governo que, com métodos extremamente cruéis, transformava os voluntários em impiedosas máquinas de matar.


Wolverine envolve-se na trama quando um dos assassinos(Roberts), que seguia sua programação e exterminava espiões, tenta matá-lo e lhe diz que seu contato - Mary Walker - tem informações que podem levar aos responsáveis pelo projeto. Junto com Walker, Logan encontra vídeos que explicam o experimento, e fazem Mary Tyfoid assumir o controle e atacar o canadense, que ainda não a conhecia.


Tyfoid quer vingança contra os cientistas que também mexeram com a sua mente, enquanto Mary deseja usar a experiência para livrar-se de Tyfoid de uma vez por todas. O cientista chefe descobre que seria capaz de atender o pedido, mas decide trair Mary e matá-la, mas é impedido por Wolverine. Logan e Tyfoid enfrentam-se mais uma vez até a personalidade de Mary voltar à tona.


Ela pede a Wolverine que ele a ame mas, diante da negativa do x-man, Tyfoid reassume e foge do local. Resta então à Logan matar o responsável pelo experimento, que não mostrou nenhum remorso por todo o sofrimento causado por seus atos. História sombria e bem escrita, que explorou com competência todas as qualidades positivas e negativas de Wolverine e Tyfoid.


Fechando o gibi, um texto de 8 páginas intitulado "Os Arquivos da Arma X" relembra e organiza em forma cronológica todos os fatos conhecidos sobre Wolverine até aquele momento.



* A personagem Mary Tyfoid foi criada por Nocenti e John Romita Jr., e fez sua primeira aparição em "Daredevil" 254, de 1988. Tyfoid surgiu como inimiga do Demolidor, é uma mutante com poderes telecinéticos e pirocinéticos, e tem múltiplas personalidades.

No comments: