1/05/2011

A Era do Apocalipse

Acabei de ler a saga "A Era do Apocalipse", lançada pela Marvel em 1995, que - entre altos e baixos - até que foi uma boa saga, comparando com algumas das histórias que os X-Men tiveram nos últimos anos. A saga ocupou as "revistas mutantes" da Abril durante quatro meses aqui no Brasil, e deve ser conferida na seguinte ordem:

Fabulosos X-Men 18
X-Men 104
Wolverine 64
Fator X 4
Fabulosos X-Men 19
X-Men 105
Wolverine 65
Fator X 5
Fabulosos X-Men 20
X-Men 106
Wolverine 66
Fator X 6
Fabulosos X-Men 21
X-Men 107
Wolverine 67
Fator X 7
Fabulosos X-Men 22


A "Era do Apocalipse" mostrava uma linha de tempo alternativa, criada após Charles Xavier ser acidentalmente assassinado por seu filho Legião. Esta realidade é dominada pelo vilão Apocalipse, que governa o mundo ao lado de outros mutantes maléficos, exterminando e escravizando os humanos, que precisaram fugir da América e organizarem uma resistência na Europa.















Sem a presença de Xavier, coube à Magneto a função de organizar uma equipe de X-Men para confrontar Apocalipse e seus asseclas. Entre as principais diferenças em relação à realidade oficial, temos Dentes-de-Sabre, Exodus e Mercúrio atuando ao lado dos X-Men; e Fera, Destrutor e Míssil do lado dos vilões.

Além disso, aqui Logan e Jean começaram como um casal e surgiram novos personagens como Blink, o X-Man(este bem ruinzinho), Abismo e Holocausto.

O único personagem que lembra de como o mundo era é Bishop, que compartilha essa informação com Magneto. A partir daí, as várias equipes de X-Men partem para tentar - num plano desesperado - acabar com a Era de Apocalipse antes que o mundo seja destruído pela guerra entre humanos(que estão decididos à usarem armas nucleares) e mutantes.

As histórias dos X-Men foram bem legais(principalmente às da equipe liderada por Vampira, esposa do líder do grupo), assim como as dos X-Eternos(time liderado por Gambit, que vai à Shiar para roubar um pedaço do Cristal Mikraan(essencial para o plano de Magneto)) e da Geração Nova(onde aparecia Kitty Pryde, em histórias que já comentei aqui no blog).















Merecem destaque também as aventuras que mostraram o destino dos heróis não-mutantes sobreviventes(todos integraram a resistência humana, ao lado de personagens conhecidos como Gwen Stacy e Victor Von Doom(o Dr. Destino)). De negativo, as histórias do já citado X-Man, do Wolverine(gostei só do final) e do Factor X, que mostrava a rivalidade entre Ciclope(que começa como vilão, mas depois muda de lado)e seu irmão Destrutor.

Na boa conclusão, todos os heróis unem-se contra Apocalipse e, ao custo de muitas vidas, conseguem derrotar o vilão e restaurar a linha de tempo original. Quem se dá mal, para variar, é Kitty, morta por um rompante de seu marido Colossus. Foi difícil juntar todas estas edições, mas valeu à pena, pois "A Era do Apocalipse" acabou rendendo uma boa leitura.

No comments: