Um dos principais arcos de histórias envolvendo os mutantes da Marvel foi "A Queda dos Mutantes", lançado pela Editora Abril no essencial "Superalmanaque Marvel" 5, de janeiro de 1992. O evento apresentou histórias marcantes dos grupos X-Men, Novos Mutantes e X-Factor. Com textos de Louise Simonson e Chris Claremont, e desenhos de Walt Simonson, Bret Blevins e Marc Silvestri, estas ótimas aventuras repercutem até hoje nas vidas dos personagens.
Abaixo, um pequeno resumo das histórias da saga:
X-Factor(reunindo as edições 24, 25 e 26 do título original) - A equipe formada pelos X-Men originais enfrenta Apocalipse e seus cavaleiros em Nova York. O vilão pretendia recrutar os heróis para lutarem ao seu lado em uma guerra contra os humanos. Durante o conflito, Ciclope e cia. descobrem que o Anjo(após perder suas asas durante o "Massacre de Mutantes") foi transformado em Morte, o mais poderoso dos cavaleiros comandados por Apocalipse.
O X-Factor consegue impedir os planos do vilão de destruir a cidade, liberta o Anjo da lavagem cerebral feita por Apocalipse e ainda fica com a nave que o mutante maligno usava como base. No final, o grupo ainda é saudado por todos como heróis, num raro momento em que os mutantes não são perseguidos pelos humanos. Outros personagens que aparecem na história são o Quarteto Futuro(numa rápida participação) e Caliban(que trai o X-Factor e alia-se à Apocalipse).
Novos Mutantes(reunindo as edições 59, 60 e 61 do título original) - Durante uma batalha contra o Animador(um cientista louco que criava seres meio humanos e meio animais) e contra a Direita(um grupo anti-mutante comandado por Cameron Hodge), a jovem equipe sofre uma terrível perda: Doug Ramsey, o Cifra, é assassinado, ao salvar Lupina de um tiro.
A morte de Doug causa um terrível impacto no grupo, que se desentende com Magneto(que liderava os Novos Mutantes na época) e decide deixar para trás os uniformes usados pelos estudantes da escola de Xavier. Ao mesmo tempo, a equipe tem que lidar com a suposta morte dos X-Men em Dallas, que deixa Illyana Rasputin(irmã do x-man Colossus) em desespero, e muito mais propensa à deixar que o seu lado demoníaco a domine.
X-Men(reunindo as edições 225, 226 e 227 do título original) - Numa aventura emocionante, os X-Men(Wolverine, Longshot, Tempestade, Vampira, Psylocke, Cristal, Destrutor, Colossus e Madelyne Pryor) sacrificam as suas vidas para impedir que o Adversário(ou Trapaceiro) - um Deus que quer reconstruir a realidade, transformando ordem em caos - destrua o mundo.
Toda a luta dos X-Men contra o Adversário aconteceu em Dallas(cidade que foi atingida por vários distúrbios temporais), e foi transmitida ao vivo para todo o mundo, graças à um jornalista que estava no local. Também estiveram envolvidos no conflito os Vigilantes da Liberdade(grupo de ex-vilões que trabalha para o governo e é liderado por Mística) e Forge(responsável pelo encanto que matou os X-Men e derrotou o poderoso vilão).
Como recompensa por seu sacrifício, os X-Men foram ressuscitados por Lady Roma(guardiã do Omniverso, zeladora da realidade e principal oponente do Adversário), e decidiram continuar sua trajetória deixando com que o resto do mundo pensasse que eles estavam mortos. Assim, poderiam enfrentar seus inimigos com mais liberdade, sem colocar em risco as pessoas que amam. Na sequência destas histórias, começou a elogiada "fase australiana" do grupo, onde surgiram personagens como Teleporter e os Carniceiros.
No comments:
Post a Comment