1/09/2011

O Último Exorcismo

O filme "O Último Exorcismo("The Last Exorcism", 87 min., 2010, Dir.: Daniel Stamm) é mais um daqueles que começa bem, mantém um bom ritmo, mas acaba decepcionando na reta final. Na história, acompanhamos o reverendo Cotton Marcus(Patrick Fabian), que passou a vida realizando falsos exorcimos, naquele que será o seu último caso. Decidido à deixar de lado a carreira, Marcus convida uma equipe de documentaristas para registrar seu último exorcismo, expondo a fraude que homens como ele costumam praticar, e assim impedir que outras famílias caiam no golpe.















O caso escolhido por Cotton o leva à uma pequena fazenda no interior dos EUA, onde a jovem Nell(Ashley Bell) - de 16 anos- estaria possuída. Cotton realiza seu show habitual, mas acaba surpreendido por um desenrolar muito mais bizarro do que esperava, com mortes de animais, violentos ataques, fatos estranhos e até uma suspeita de incesto. Quando tudo fica fora de controle, Cotton é forçado à realizar um segundo exorcismo, esse para valer, que acaba sendo o ponto alto do filme. O trato proposto pelo demônio("...fique 10 segundos calado que eu deixo a garota...") ficou bem legal.

Aí vem a reviravolta que acaba estragando todo o suspense construído até então, toda a dúvida: Nell está mesmo possuída ou é apenas uma vítima da repressão do pai(um fanático religioso) e da dor pelo luto da mãe? É claro que um desfecho violento era esperado - e necessário num filme como esse - mas o que foi apresentado passou do ponto e acabou matando a, até então, cativante história. Uma pena. Nota do filme: 6.

No comments: