7/11/2010

Espanha!

Depois de 90 minutos de um jogo muito nervoso, recheado de faltas e cartões amarelos, Espanha e Holanda tiveram poucas chances de marcar e empataram em 0 a 0. Na prorrogação, a Espanha foi melhor e marcou o gol da vitória aos 11 do 2º tempo, com Iniesta, que foi eleito o craque da partida.

A grande Final da Copa foi disputada no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, que recebeu mais de 84 mil pessoas. O árbitro foi o inglês Howard Webb, que expulsou o holandês Heitinga aos 4 do 2º tempo da prorrogação.

O jogo de hoje não foi bom, mas a Espanha do capitão Iker Casillas(responsável por 2 defesas salvadoras durante os 90 minutos) mostrou um futebol melhor que o das outras seleções ao longo da Copa, foi mais eficiente no duelo contra a Holanda e mereceu a vitória e o seu 1º título mundial.











***

E acabou a Copa de 2010, que teve bons jogos e um campeão que apresentou um futebol bonito, voltado para o ataque, bem diferente do chato time montado por Dunga, que acabou desmoronando na primeira grande dificuldade que teve pela frente. Todo o comprometimento pregado pelo treinador não serviu de nada. Faltou talento na nossa seleção, e todos torcem para que ele não seja esquecido pelo técnico que comandará o Brasil jogando em casa, em 2014.

Enquanto o Brasil mais uma vez decepcionou, outras seleções tiveram um bom desempenho na África do Sul. Começando, é claro, pelas finalistas Espanha e Holanda. A 3ª colocada Alemanha mostrou um futebol ofensivo e eficiente, com um time muito jovem. O Uruguai voltou à ser um time de ponta, comandado por Forlán(o melhor jogador da Copa) e apostando na sua famosa raça.

Paraguai e Gana também foram bem, alcançando as Quartas-de-Final. Também nas Quartas caiu a Argentina de Maradona, que ia bem até encontrar a arrasadora Alemanha pela frente. E os grandes fracassos foram o Brasil, a Inglaterra(outro time que foi atropelado pelos alemães), Portugal(do marqueteiro Cristiano Ronaldo), a Itália(eliminada sem conseguir vitórias) e a França(que só conseguiu marcar 1 gol nos 3 jogos que disputou).

Foram 64 jogos, que tiveram 145 gols marcados(os artilheiros - todos com 5 gols - foram Müller(Alemanha) - o jogador revelação da Copa -, Villa(Espanha), Sneijder(Holanda) e Forlán(Uruguai)). A Copa fica para trás, e já na quarta-feira tem rodada do Campeonato Brasileiro. Bem que podiam ter dado uma folga de pelo menos uma semana após esta overdose de futebol do Mundial. Parabéns para a campeã Espanha, mais um acerto do polvo-profeta Paul, divertido personagem alternativo desta boa Copa de 2010.












***

Seleção da Copa:

Casillas(Espanha)
Lahm(Alemanha)
Piqué(Espanha)
Puyol(Espanha)
Van Brocnkhorst(Holanda)
Xavi(Espanha)
Sneijder(Holanda)
Forlán(Uruguai)
Özil(Alemanha)
Müller(Alemanha)
Villa(Espanha)

Técnico: Joachim Löw(Alemanha)

Reservas:
Kingson(Gana)
Maicon(Brasil)
Lúcio(Brasil)
Lugano(Uruguai)
Fabio Coentrão(Portugal)
Schweinsteinger(Alemanha)
Iniesta(Espanha)
Messi(Argentina)
Robben(Holanda)
Klose(Alemanha)
Suárez(Uruguai)

Técnico: Vicente Del Bosque(Espanha).

***

TÍTULOS POR SELEÇÃO:
Brasil - 5 títulos
Itália - 4
Alemanha - 3
Argentina - 2
Uruguai - 2
Espanha - 1
França - 1
Inglaterra - 1

TÍTULOS POR CONTINENTE:
Europa - 10 títulos
América do Sul - 9.

No comments: