12/14/2009

Diabo da Guarda

Bem legal a história "Diabo da Guarda", estrelada pelo Demolidor, que foi republicada recentemente em um encadernado lançado pela Panini. A aventura, em oito partes, foi escrita por Kevin Smith(diretor de filmes como "Barrados no Shopping" e "Procura-se Amy") e desenhada por Joe Quesada(que depois viraria editor-chefe da Marvel) em 98 e 99.













Na história, o Demolidor enfrenta um insano plano criado por Mystério(Quentin Beck, um dos inimigos usuais do Homem-Aranha), que o faz questionar a sua fé e enfrentar vários demônios pessoais. Merece destaque a participação de Karen Page, namorada do herói, que acaba sendo morta pelo Mercenário durante a trama.

O texto de Smith(que fala de forma brilhante sobre relacionamentos e religião) é muito bom, e os desenhos de Quesada não comprometem. "Diabo da Guarda" tem aparições de vários amigos(como a Viúva Negra, o Dr. Estranho e o Homem-Aranha) e inimigos(Mefisto, o Rei do Crime e o já citado Mercenário) do Demolidor e é um arco imperdível para os fãs do guardião da Cozinha do Inferno.

Mais alguns detalhes sobre a história:

- Mystério decide atacar o Demolidor pois acreditava que, naquele momento, o verdadeiro Homem-Aranha não estava atuando(por causa da "Saga do Clone"). O vilão foi diagnosticado com um tumor cerebral e câncer de pulmão e queria deixar a vida com estilo, realizando uma obra-prima do crime.

- O plano dele começa quando o Demolidor salva Gwyneth(uma jovem de 16 anos) e sua bebê, que estavam sendo perseguidas por um carro. Drogado e manipulado por Mystério, Matt Murdock acredita primeiro que a bebê é a reencarnação do salvador da humanidade, e depois que ela é o anticristo, o que faz com que ele pense em matá-la, para impedir o apocalipse. Confuso com os acontecimentos que estão bagunçando sua vida, Matt pede ajuda à sua mãe(a freira Maggie) e tem um inspirado diálogo com ela sobre a existência ou não de Deus.

- A trama de Mystério também afeta os amigos de Matt. Assim, Foggy é preso por um assassinato que não cometeu e Karen Page acredita estar com AIDS. Alguns pontos altos da história, aliás, são as cartas que Karen escreve para Matt. A 1ª delas rompendo com ele(nas primeiras páginas) e a 2ª o seu testamento.

- Karen é assassinada pelo Mercenário(que faz uma participação pequena mas importante na história), que usa o bastão do Demolidor para desferir seu golpe fatal. Devastado pela morte da mulher que ama, Murdock pensa em cometer suicídio, mas desiste e decide seguir em frente, após lembrar de algumas conversas que teve com ela.











- Mystério descobriu tudo sobre o Demolidor(inclusive sua identidade secreta) graças ao Rei do Crime. Após ser derrotado pelo Demolidor, Beck é humilhado pelo herói, que diz que seu plano e toda a sua obra criminosa não passam de farsas, e que ele nunca teve uma ideia original em toda a sua vida. O fracassado vilão, então, se mata com um tiro na cabeça e, antes de disparar, lembra que até este ato final não passa de uma cópia, pois foi assim que Kraven(outro famoso inimigo do Aranha) encerrou a sua carreira.

- Murdock homenageia a sua amada dando o nome de Karen à bebê de Gwyneth(que foi assassinada por Mystério), que vai ser adotada por uma família, mas sempre receberá visitas do "tio Matt".

* 600ª postagem do ano! Haja assunto, hein?

No comments: