12/23/2009

Sofismas

O sofisma é um raciocínio que pega argumentos corretos que juntos levam a uma conclusão absurda. Abaixo, cinco sofismas que circulam pela internet:

"Existem biscoitos feitos de água e sal.
O mar é feito de água e sal.
Logo, o mar é um biscoito"

"Quanto mais estudamos, mais sabemos.
Quanto mais sabemos, mais coisas esquecemos.
Quanto mais esquecemos, menos sabemos.
Então, pra que estudar?"

"Quando bebemos, ficamos bêbados.
Quando estamos bêbados, dormimos.
Quando dormimos, não cometemos pecados.
Quando não cometemos pecados, vamos para o Céu.
Então, vamos beber para ir pro Céu!"

"Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus."

"Disseram-me que eu sou “um ninguém”.
Dizem que “ninguém é perfeito”.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus, eu sou Steve Wonder.
Ei! Estou cego!"

No comments: