6/13/2008

Kirsten(6)

Crítica do filme "As Apimentadas":



O filme As Apimentadas(Bring It On,2000) é uma ótima pedida para quem quer se divertir, e deixar de lado as agruras do dia-a-dia. Um roteiro leve e simples, uma acirrada competição de líderes de torcida e uma pitada de romance formam a fórmula vencedora deste grande sucesso de bilheteria, feito sob medida para o público americano, mas que também cai bem aqui no Brasil.

As Apimentadas foi o filme que, ao lado de As Virgens Suicidas(também de 2000), levou a atriz Kirsten Dunst para o estrelato. Desde que estreou no cinema como uma promissora atriz-mirim, Kirsten sempre demonstrou um grande talento, aliado à um carisma incomum. Ao ser escolhida para protagonizar esta despretensiosa comédia adolescente, a bela Kirsten(então com 18 anos) abriu definitivamente as portas para tornar-se uma das principais atrizes de Hollywood.

Uma vez vi na TV o crítico Rubens Ewald Filho comentar que a atriz Kate Hudson brilhava sempre que surgia na tela em Quase Famosos(Almost Famous). Eu vejo o mesmo efeito com Kirsten em As Apimentadas. E este brilho pessoal permitiu que a atriz chegasse ao sucesso definitivo nos filmes que viriam a seguir, como Homem-Aranha e Wimbledom, por exemplo.

A História

A história atinge em cheio em o público norte-americano, fascinado por futebol americano e tudo o que envolve o esporte, como as famosas cheerleaders. E, mesmo para o público brasileiro, a história de superação e volta por cima não fica chata, graças ao bom roteiro e à performance competente de Kirsten e seus coadjuvantes.

Em Bring It On, Kirsten interpreta Torrance Shipman, que é escolhida para ser capitã da equipe de torcida de sua escola, as Poderosas Toros. A ironia aqui é que a equipe de torcida é pentacampeã nacional, enquanto o time de futebol, os Rancho Carne Toros, não conseguem ganhar de ninguém.

Logo após assumir o posto de capitã, a obstinada e perfeccionista Tor causa um acidente, quebrando a perna de uma de suas comandadas após fazer a equipe ensaiar uma complicada manobra. Para substituí-la, é feito um hilário teste, que acaba elegendo Missy(Eliza Dushku) - uma ginasta vinda de Los Angeles - como nova integrante do time.

Apesar de mostrar-se relutante no início com sua nova atividade, Missy acaba tornando-se um dos pontos fortes da equipe e também a melhor amiga de Tor. É graças à Missy também que Tor descobre que a capitã anterior das Toros roubava todas as suas coreografias das East Compton Clovers, cheerleaders de uma escola do subúrbio de San Diego.

Lideradas por Isis(Gabrielle Union), as Clovers estão dispostas a acabar com o roubo de suas coreografias e deixam isso bem claro para Tor e suas amigas, que são obrigadas a mudarem de rotina para continuar vencendo. É aqui que a história decola, com Tor sendo forçada primeiro a contratar um coreógrafo canastrão, que leva a equipe ao fracasso na competição regional.

Após esse fracasso, Tor tem sua posição contestada por todos, mas segue firme em frente e, junto com as suas comandadas, consegue criar uma coreografia inteiramente original, digna da equipe pentacampeã do torneio nacional. Na grande decisão, Tor, Missy e o resto da equipe têm todo seu esforço premiado com a 2ª colocação, ficando atrás apenas das talentosas e orgulhosas Clovers.

No meio de toda essa confusão, a vida amorosa de Tor fica um pouco em segundo plano, mas fica claro desde o começo do filme que ela iria acabar ficando com o inteligente e sarcástico Cliff(Jesse Bradford), irmão de Missy. Era só uma questão de tempo até ela terminar com o cínico e pouco atencioso Aaron, seu namorado no começo da história.

Por fim, resta dizer que este filme(leve você ele a sério ou não) é garantia de muita diversão!!!

Trivia

42 x 0 - placar pelo qual os Toros são derrotados pelo Costa Mesa.

Sparky Polastri - nome do coreógrafo contratado por Tor pela bagatela de 2 mil dólares.

Pauleta Patton - nome da apresentadora que financia a ida das Clovers ao campeonato nacional.

The Clash - clássica banda que a desmiolada(em assuntos não referentes à torcida) Tor pensa ser de Cliff.

Mickey - música que embala o início dos créditos e os erros de gravação, num divertido clipe.

Citação

"Líderes de torcida são bailarinas retardadas"

Para saber mais sobre o mundo das cheerleaders(texto em inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/Cheerleader

No próximo post: uma crítica do filme "Wimbledom".

No comments: