6/01/2008

Homem de Ferro

Finalmente pude ver o filme do Homem de Ferro, e posso dizer que a espera valeu a pena, pois o filme é muito bom. Com um roteiro simples mas competente, bons efeitos especiais e grande atuação do elenco, este filme entra para a lista das melhores adaptações de HQs para o cinema.



A história é bem simples: Tony Stark, um brilhante e bilionário inventor, é forçado a construir uma poderosa armadura de combate para escapar de um seqüestro no Afeganistão e salvar sua vida de letais estilhaços de metal que ameaçam seu coração. Após escapar do cativeiro, Stark aprimora seu invento e decide usá-lo para combater o uso das armas criadas por ele contra pessoas inocentes. Essa nova atitude de Stark o coloca em conflito com Obadiah Stane, seu sócio nas empresas Stark.

Stane foi o mentor do seqüestro de Stark e decide usar a tecnologia do Homem de Ferro para criar uma armadura ainda mais mortal(o Monge de Ferro) para eliminar de vez seu parceiro de negócios e continuar lucrando com a indústria armamentista.

O filme tem bons momentos de humor(como nas divertidas cenas em que Stark está em sua oficina construíndo e testando a versão definitiva da armadura) e boas cenas de ação(a fuga de Stark do cativeiro, o confronto com os aviões e a luta contra o Monge de Ferro - que poderia ser um pouco maior, entretanto). É incrível como quase todos os "grandes confrontos finais" entre os heróis e vilões nestes filmes acabam decepcionando um pouco, seja pela duração ou pela qualidade mesmo.











O que não decepcionou foi a armadura do Homem de Ferro, que ficou muito legal tanto na sua versão rústica como na versão definitiva. As cenas de vôo e do uso dos repulsores do peito e das mãos ficaram incríveis. Não gostei do visual da armadura do Monge de Ferro, muito feia(hehehehe).

Quanto ao elenco, destaque para a atuação de Gwyneth Paltrow, que ficou muito bem como Pepper Potts, a secretária e paixão platônica de Stark. Acho bem bonita a atriz Leslie Bibb, que fez bem seu papel de colírio como uma repórter que vai parar na cama de Stark.











Terrence Howard interpretou James Rhodes, melhor amigo de Stark e que nas HQs assumiu por um tempo a armadura do Homem de Ferro e depois virou o Máquina de Combate, fatos ao qual o filme faz referência com uma fala quase no final.

Falando no final, como aconteceu em X-Men 3, não deu para ver a famosa cena depois dos créditos(que neste caso apresentava Nick Fury - diretor da SHIELD -, organização que ajuda Stark durante a trama e terá sempre alguma participação nos próximos filmes da Marvel(como Hulk), preparando o caminho para o filme dos Vingadores), pois o público debandou do cinema assim que as luzes foram acesas e a projeção acabou, apesar de minha tentativa quase solitária de esperar pela tal cena.

Jeff Bridges não compromete como o vilão Obadiah Stane e o filme tem também a obrigatória aparição de Stan Lee. Não gostei do fato do Jarvis ser um computador,e não o tradicional mordomo das HQs.

Eu me assustei quando li que Robert Downey Jr. ia fazer o papel de Tony Stark, pois esperava por um ator mais jovem e menos conhecido. Mas Downey surpreendeu e foi bem como Stark, sem ser canastrão e mandando bem nas cenas de humor, sem comprometer na parte dramática.

O filme é uma boa aventura, que consegue divertir até quem não é fã de super-heróis, e merece uma nota 9.

Fica a esperança de que os próximos filmes de heróis a estrear este ano(Hulk e Batman) mantenham a mesma qualidade deste invencível Homem de Ferro.

***

Ficha técnica:
HOMEM DE FERRO
Título Original: Iron Man(2008)
Duração: 126 minutos
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby, baseado em personagens criados por Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber

Elenco:
Robert Downey Jr. (Tony Stark / Homem de Ferro)
Gwyneth Paltrow (Virginia "Pepper" Potts)
Terrence Howard (James Rhodes)
Jeff Bridges (Obadiah Stane / Monge de Ferro)
Leslie Bibb (Christine Everhart)
Shaun Toub (Yinsen)
Gerard Sanders (Howard Stark)
Jon Favreau (Hogan)
Thomas Craig Plumer (Coronel Craig)
Samuel L. Jackson (Nick Fury)

***

Gosto muito de assistir filmes no aconchegante Cine Dunas, que abrirá em breve uma nova sala no centro de Rio Grande, que certamente facilitará a vida de quem quer ver um filme e tinha de se deslocar até o Cassino.

Como chorei igual à torcedor do Botafogo após uma decisão quando todos os cinemas de Rio Grande foram fechados, celebro agora esta boa notícia para a cidade."

No comments: