6/29/2008

O Teatro Mágico

Sensacional a edição 12 de Promethea - HQ escrita por Alan Moore e desenhada por J. H. Willians III - publicada por aqui na Pixel Magazine 15.













Na história, Promethea é levada por Mack e Mike(as serpentes de seu caduceu(bastão)) ao "teatro mágico da mente" para aprender sobre magia. Sim, é uma baita viagem, mas que faz todo o sentido, graças à competente combinação de texto e arte que inunda as páginas.

Tem tanta coisa acontecendo, que é impossível notar todos os detalhes, mesmo após várias leituras. Só dei atenção ao anjo e ao diabo nos cantos das páginas, por exemplo, após ler o texto escrito pelo jornalista Delfin ao final da história.

No centro das páginas, acompanhamos Promethea passeando por momentos históricos, e vendo como a magia influenciou/explicou cada passo dado pela humanidade.

Na parte de baixo, o texto mostra uma piada contada pelo místico Aleister Crowley, enquanto que as imagens retratam toda a vida desta importante personalidade.













Além disso, Moore faz 22 anagramas usando a palavra PROMETHEA, meu aspecto favorito da história. Abaixo, 5 deles:

MATER HOPE = esperança materna
ME ATOP HER = eu, em cima dela
HEAR TEMPO = ouça a batida
EARTH MOPE = terra tola
HEART POEM = poesia do coração


Esta é, realmente, uma história genial, e mal posso esperar para ler as próximas edições de Promethea, que sairão na revista Fábulas Pixel, começando no número 4.

Coloquei meu nome num gerador de anagramas da internet e consegui pelo menos um bom:

A Dragon Slaver = alguém que escraviza dragões

Abaixo, uma definição sobre o termo que eu achei na Wikipedia e três anagramas famosos:

"Um anagrama (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Um exemplo conhecido é o nome da personagem Iracema, claro anagrama de América, no romance de José de Alencar."

Axl Rose = oral sex
Clint Eastwood = “Old West action” (ação do velho Oeste)
Slobodan Milosevic(ex-ditador da extinta Iugoslávia) = “O, I’m an evil, cold boss” (Oh, eu sou um chefe malvado, frio).

No comments: