10/20/2007

Sonetos

Muito bom este site, dica do programa Ya!Dog, da MTV. Além desta ferramenta, o rimador, que procura palavras que rimam entre si, há muito conteúdo relacionado à poesia e uma grande coleção de sonetos. Após uma rápida olhada, selecionei três:

O NOSSO LIVRO

Livro do meu amor, do teu amor,
Livro do nosso amor , do nosso peito...
Abre-lhe as folhas devagar, com jeito,
Como se fossem pétalas de flor.

Olha que eu outro já não sei compor
Mais santamente triste, mais perfeito
Não esfolhes os lírios com que é feito
Que outros não tenho em meu jardim de dor!

Livro de mais ninguém! Só meu!
Só teu!Num sorriso tu dizes e digo eu:
Versos só nossos mas que lindos sois!

Ah! meu Amor! Mas quanta, quanta gente
Dirá, fechando o livro docemente:
"Versos só nossos, só de nós os dois!"

Autora: Florbela Espanca

SONETO PSICOSE

Tranqüilo estava tomando um bom banho
Quando por trás da cortina do boxe
Surgiu um vulto trazendo faca inox
Que me deu um susto sem ter mais tamanho.

Rasgando a cortina às estocadas
Assomou-se para minhas retinas
Uma mulher com os ares das meninas
Que anelamos sob luas danadas.

Nua, abandonou a faca e fitou-me:
"Cá estarei até abrir-te o coração...
"E achegando-se, sorriu e beijou-me.

Após amá-la com toda a arte
Ela se foi, ao não ter, em confissão,
Meu amor qu'estava em toda parte.

Autor: Yuri V. Santos

e o clássico de Camões:

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

No comments: