10/17/2007

A grande torre

Li hoje um texto bem interessante, intitulado "A Grande Torre", que está no livro "Pais brilhantes, Professores fascinantes", de Augusto Cury. O texto discute o fato de que a sociedade atual não dá à educação a atenção merecida, e por isso o mundo encontra-se mergulhado no caos que vivenciamos diariamente.

No texto, psiquiatras, juízes e membros das forças armadas humilham os profissionais da educação, tomando para si a missão de salvar a sociedade, para depois perceberem que foi o descaso com a educação que criara aquela situação, e que sem os educadores e sua luta diária tudo estaria muito pior.

No final, totalmente utópico(e que quase estraga a história), é concedido aos professores o total apoio de todos, o que acaba - com o tempo - extingüindo toda a violência, o preconceito e o uso de drogas.

Obviamente, nunca chegaremos a alcançar este cenário ideal(que é o desejo de todos) em um mundo com tantas variáveis, mas fica a clara mensagem de que sem a devida valorização à educação, nunca vamos ter um país digno de orgulho.

2 comments:

Anonymous said...

Muito bvem, principalmente para nós, professores.Pelo que percebi, no fim desse texto dizem que o professor é quem vai resolver tudo! Assim também não, né?

Leandro Vargas said...

É verdade, é necessária uma ação conjunta para que a coisa melhore.