8/31/2025

Coleção Clássica Marvel 16

 



Boa a edição 16 da "Coleção Clássica Marvel", que trouxe mais histórias das antigas do Hulk. Na primeira delas, o Golias Esmeralda teve que lidar com o Gigante e a Vespa e com o ridículo vilão Pião Humano, que buscava vingança contra Hank Pym e termina a aventura perdendo sua vida. 



Na sequência tivemos a estreia do Major Glenn Talbot, que chega para trabalhar ao lado do General Ross e acreditava fielmente que Bruce Banner era um traidor da pátria. O Hulk precisou enfrentar um espião(que roubou um poderoso robô criado pelo cientista) e também o Camaleão, que na época atuava como um agente do Líder.



Uma das histórias trouxe a origem do vilão, que enviou vários de seus Humanoides para lutar contra o Hulk e tentar roubar as invenções de Bruce Banner. Em meio à várias batalhas, o Hulk foi parar em uma nação comunista, enfrentou alguns bandidos na Mongólia e terminou o volume sendo capturado pelo Líder, que pretendia fazer do gigante verde um aliado. 



Todas estas tramas foram escritas por Stan Lee e ilustradas por Steve Ditko e Jack Kirby. Merecem destaque as impactantes cenas de ação protagonizadas pelo Hulk, e só não gostei da irritante desconfiança que Talbot e Ross nutriam contra seu desafeto Banner. 



8/30/2025

Verissimo

 Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do Brasil, morre aos 88 anos









A caricatura é de Sávio Araújo. Fica  aqui a singela homenagem do blog ao Verissimo, que deixa uma grande e inesquecível obra. Que ele descanse em paz!

Loteria Fatal

 

Bom o filme "Loteria Fatal"("Your Lucky Day", 2023, Dur.: 89 min., Dir.: Dan Brown), trama policial bem simples e eficiente que mostra vários desconhecidos lutando pela posse de um milionário bilhete de loteria. Nota: 6,5. 

8/29/2025

Coleção Clássica Marvel 15

 


Boa a edição 15 da "Coleção Clássica Marvel", que apresentou mais cinco histórias dos primórdios dos Vingadores, com texto de Stan Lee e desenhos de Jack Kirby e Don Heck. Em quatro das aventuras os oponentes foram o Dr. Zemo e seus Mestres do Terror. 



Na primeira, o cientista nazista comandou o Cavaleiro Negro, o Homem Radioativo e o bucha de canhão Derretedor. Depois, o vilão uniu-se aos asgardianos Encantor e Executor, que foram exilados para a Terra por Odin e queriam vingança contra Thor. 



Os Mestres do Terror também foram reforçados por Magnum(Simon Williams, que recebeu poderes iônicos de Zemo e "morreu" no final da aventura) e Immortus, um mestre do tempo e governante do limbo. 



Os Vingadores também lutaram contra Kang, o Conquistador, que veio do futuro para tentar assumir o controle do planeta. Kang já havia aparecido como o faraó Rama-Tut e, na época, ainda não havia sido identificado como Immortus(o que, convenhamos, complica demais qualquer explicação que possa ser feita sobre o personagem). 



Vale destacar que o time recebia muita ajuda do irritante Rick Jones e sua Brigada Juvenil e que a Vespa - a única mulher titular - era tratada como uma mera auxiliar e vivia flertando com Hank Pym. Não dá para ser esquecida ainda a participação especial de Pete Pote de Pasta, que ajudou os Vingadores a livrarem-se do potente Adesivo X criado por Zemo. 


8/28/2025

The Electric State

 


Bom o filme "The Electric State"(2025, Dur.: 128 min., Dir.: Anthony Russo e Joe Russo), que contou a história de Michelle(Millie Bobby Brown), uma jovem que alia-se ao contrabandista Keats(Chris Pratt) numa busca para resgatar o irmão, cuja mente brilhante está sendo usada para controlar vários robôs, em um mundo que já vivenciou uma guerra dos humanos contra as máquinas. 



A produção não traz nada de novo, mas apresenta boas cenas de ação e algumas sacadas inteligentes aqui e ali. O elenco contou também com Woody Norman, Stanley Tucci e Giancarlo Esposito, mas quem brilha mesmo são os simpáticos robôs. Nota: 6,5. 


8/27/2025

A Saga dos X-Men 11

 


Bom o volume 11 de "A Saga dos X-Men", que apresentou os dois capítulos finais das "Guerras Asgardianas", que foram intitulados "Lar é Onde Nosso Coração Está" e "Não Há Lugar Como o Lar". Estas longas e ricas aventuras já foram analisadas, em detalhes, nos seguintes posts aqui do blog: 

https://olhosestranhos.blogspot.com/2010/04/guerras-asgardianas2-de-3.html

https://olhosestranhos.blogspot.com/2010/04/guerras-asgardianas3-de-3.html







Nunca cansarei de ler estas histórias, que foram belamente ilustradas por Arthur Adams e exploraram muito bem personagens como Dani Moonstar, Tempestade e Karma. Completando a edição tivemos duas tramas curtas estreladas por Magneto. 



Na primeira delas - "Um Incêndio Pela Noite!" - ele relembra a trágica morte da filha Anya e a perda de sua amada Magda, que foi embora após vê-lo massacrando vários homens com seus ainda recém manifestados poderes. 



Depois, em "Eu, Magneto!", Erik Lehnsherr aparece caçando criminosos de guerra nazistas, numa cruzada que o levou até o Rio de Janeiro e acabou com ele matando vários de seus antigos aliados. 


8/26/2025

Não Fale o Mal

 


Bom o filme "Não Fale o Mal"("Speak No Evil", 2024, Dur.: 110 min., Dir.: James Watkins), que mostra uma família em férias sendo convidada pelos novos amigos para passar uma semana em sua fazenda e caindo em uma armadilha que já vitimou várias outras pessoas. 

As coisas só esquentam mesmo nos minutos finais, mas a história entregou personagens legais e, por isso, conseguiu escapar de ser chata ou tediosa. O elenco contou com James McAvoy(muito bem como o grande vilão), Mackenzie Davis, Scoot McNairy, Aisling Franciosi, Alix West Lefler e Dan Hough. Nota: 7. 


8/25/2025

Quarteto Fantástico 8

 



Muito bom o volume 8 de "Quarteto Fantástico", que trouxe seis aventuras escritas por Dan Slott e desenhadas por R. B. Silva, Juanan Ramirez, Zé Carlos e Paco Medina. Merecem destaque as quatro primeiras histórias, que exploraram de forma perfeita todo o enorme potencial do Quarteto e seus vários aliados. 




A primeira trama teve mais páginas e mostrou a equipe unindo-se ao Doutor Destino para enfrentar dois poderosos alienígenas: Timoneiro e o Cormorão. Durante a batalha Franklin Richards esgotou seus poderes, o Edifício Baxter(que estava sendo ocupado pelos Fantastix) foi destruído mais uma vez, e Valeria usou a Força Zero para criar o Portal da Eternidade. 



O Portal dá acesso a qualquer parte do universo e surgiu bem no meio de Manhattan, o que fez com que o Quarteto voltasse a morar no Edifício Baxter para vigiá-lo. Tivemos ainda uma história curta que mostrou o retorno do Vigia Uatu, que liberta Nick Fury de sua prisão e transforma-o em um agente. 



Depois, vemos Valeria criando um dispositivo que controla o Portal da Eternidade. Ela usa-o para ir visitar o Príncipe Arboro e se decepciona com o fato dele ter várias outras consortes. Ao mesmo tempo vemos Franklin descobrindo que na verdade não é um mutante(roteiristas, decidam-se!). No fim, o Portal é usado para resgatar a Fundação Futuro e a skrull Lyja. 



As duas histórias seguintes mostraram um grande confronto do Quarteto e companhia contra a Lamentadora, que usou o Portal para invadir a Terra e tentar destruir Franklin Richards(que ganhou do pai uma armadura semelhante à do Homem de Ferro). Em uma das tentativas de derrotar a inimiga, Reed deletou todas as dimensões adicionais onde guardava seus inúmeros equipamentos. 



Quem também ajudou na luta foi o Surfista Prateado, que foi até a nave de Galactus para recuperar o quase sempre usado Nulificador Total. A alienígena só foi contida depois que o Senhor Fantástico permitiu que ela usasse o Portal para conseguir testemunhar o fim do universo(algo que sempre foi seu maior desejo).

As duas histórias finais foram menos emocionantes que as anteriores e trouxeram a participação do Quarteto Fantástico na saga "Rei das Trevas". Destaque aqui para as brigas de Susan com Celeste e de Reed com Ben, que continuam mantendo uma amizade que é constantemente desafiada pelos escritores do "melhor gibi do mundo". 


+Bobagens

 




Brutal!

8/24/2025

Invencível(Terceira Temporada)

 


Muito boa a terceira temporada de "Invencível", que mostrou Mark Grayson enfrentando novos e velhos desafios em oito episódios que elevaram ainda mais os níveis de violência e diversão da série. 



Destaque, claro, para os dois episódios finais, onde Invencível, Eve e os outros heróis lutaram contra Angstrom, uma tropa de Invencíveis vindos de outras dimensões e o cruel viltrumita Conquista. 



O sangue mais uma vez pingou da tela, e Mark prometeu para o irmão(Oliver) que agora não irá mais hesitar na hora de matar seus inimigos. Que venha a quarta temporada!


8/23/2025

Guardiões da Galáxia 2

 



Regular o volume 2 de "Guardiões da Galáxia", que trouxe seis aventuras escritas por Al Ewing e desenhadas por Márcio Takara e Juann Cabal. As duas primeiras aventuras mostraram a equipe acompanhando Nova e Marvel Boy em uma importante Conferência Diplomática. Rocky Racum e seus aliados salvaram todos de uma biobomba enviada pelos Chitauris e de uma armação da anciã do universo Lucradora. 



A terceira história trouxe o retorno de Peter Quill à nossa dimensão após passar toda uma vida em Morinus atuando ao lado dos aventureiros Aradia e Mors. Na sequência, o Senhor das Estrelas e os Guardiões salvaram Spartax de um ataque das tropas de Knull, o Deus das Trevas. 




As duas tramas que encerraram o encadernado mostraram os Guardiões enfrentando e derrotando os Deuses do Olimpo em Dédalo 5. Após a queda dos Olimpianos, os Guardiões tornaram-se a "equipe oficial" do Conselho Galáctico, assumindo assim o lugar que era ocupado pela Tropa Nova. Apesar de todos estes acontecimentos bombásticos nenhuma das histórias realmente empolgou, e achei que os desenhos - de forma geral - deixaram a desejar.