8/25/2018

Sandman - Edição Definitiva Vol. 1


Ótimo o volume 1 de "Sandman - Edição Definitiva", a obra-prima escrita por Neil Gaiman. Este volume inicial coleta os 20 primeiros números da série original e vários e relevantes extras. Na trama, Sonho é aprisionado por ocultistas durante vários anos e, após conseguir escapar, precisa recuperar suas "ferramentas"(uma algibeira, um elmo e um rubi), que foram espalhadas pelo mundo.


Esta busca marca as 7 primeiras edições, que mostram o novo Sandman contracenando com nomes conhecidos do Universo DC, como John Constantine, Etrigan, Espantalho e até alguns membros da Liga da Justiça. Depois de ir ao Inferno e sair vitorioso de um poético desafio demoníaco, o Senhor dos Sonhos encara um sinistro duelo contra o maléfico Doutor Destino, que corrompeu seu poder e usou-o para atacar toda a humanidade.

Já no inspirado número 8, tivemos a estreia da cativante e bela Morte, uma das irmãs de Sonho, que o ajuda a entender e superar todos os fatos acontecidos até então. Nas aventuras que vieram depois, Morfeus teve que recapturar as criaturas que escaparam do Sonhar durante sua ausência e também lidou com Rose Walker e sua família, que foram severamente afetados por ele e por sua irmã Desejo.


Um dos grandes destaques deste arco(intitulado "A Casa das Bonecas") foi a surreal convenção de serial killers vista na edição 14. Fechando a revista tivemos algumas grandes histórias fechadas, que mostraram a musa Calíope sendo aprisionada por escritores mesquinhos, gatos sonhando com um mundo comandado por eles e a Moça-Elemento(versão feminina do Metamorfo) contando com uma ajudinha da Morte para dar um fim à sua atormentada existência.

Todas as histórias são recheadas de referências à músicas, livros e HQs e muito bem desenhadas por artistas como Sam Kieth, Mike Dringenberg(estes dois co-criadores dos personagens de "Sandman"), Malcolm Jones III, Chris Bachalo e Kelley Jones. Comentarei em breve os outros três volumes, e só faltou - por enquanto - dar crédito à Dave McKean, que pintou as icônicas capas das edições originais.

No comments: