8/26/2018

Sandman - Edição Definitiva - Vol. 2


O segundo volume de "Sandman - Edição Definitiva", trouxe 4 arcos de histórias escritas por Neil Gaiman e desenhadas por - entre outros - Shawn McManus, Kelley Jones, Colleen Doran, Mike Dringenberg, John Bolton, Dick Giordano e P. Craig Russell. Seguem abaixo breves resumos e algumas informações sobre as tramas contidas no tijolo:

Estação das Brumas - Para minha surpresa, a luxuosa edição da Panini(que comprei anos atrás) veio sem várias páginas da primeira história, que serve de prólogo para o arco e mostra uma reunião dos Perpétuos, que termina com Sonho decidindo que vai voltar ao Inferno para tentar libertar sua amada Nada, que fora por ele condenada à danação eterna. Felizmente, pude ler as páginas faltantes no endereço abaixo:

https://readcomics.io/the-sandman/chapter-21

Morfeus dirige-se até o Inferno preparado para uma guerra mas é surpreendido por Lúcifer, que decidiu fechar o local e expulsar todos os seus habitantes. Cansado de seus afazeres, o anjo caído entrega a chave do agora vazio Inferno para Sandman e vai tirar férias.


Mais tarde, Sonho é forçado a receber em sua casa inúmeros interessados em comandar o Inferno, que chegam ao Sonhar lotados de oferendas e ameaças. Entre os convidados do Rei dos Sonhos estão representantes de Asgard(Odin, Thor(numa versão hilária) e Loki), da Ordem, do Caos, dos panteões egípcio e japonês, do Mundo das Fadas e também demônios, ansiosos por retornarem ao seu lar eterno.

Os encontros de Sonho com estes convidados geram momentos e diálogos bem divertidos, e no final o Inferno fica sob os cuidados de dois anjos, que estavam no lugar apenas como observadores mas acabam recebendo este enorme fardo das mãos do Criador.

É claro que nem todos ficam felizes com esta resolução, e Morfeus precisa enfrentar e derrotar o demoníaco Azazel, que serve de exemplo para que seus pares decidam não "cruzar espadas" contra o senhor dos sonhos. A queda e o aprisionamento de Azazel fazem com que Sandman realize seu objetivo inicial: libertar Nada, que acaba perdoando suas ações e volta à Terra para viver novamente no corpo de um bebê.


Este foi sem dúvida um arco primoroso, que teve ainda um pequeno e assustador conto que mostrou um menino tendo que conviver com vários mortos que - despejados do Inferno por Lúcifer - retornaram para a escola que fora tão marcante em suas vidas.

Espelhos Distantes - estas três histórias ocorrem no passado e mostram Sonho designando uma importante missão para Lady Johanna Constantine(uma ancestral do mago John), dando um conselho vital para um imperador romano e entrando numa bizarra disputa com sua irmã Desespero. Gostei bastante da segunda história, que mostra o líder de Roma disfarçando-se como um mendigo para escapar dos olhares e da influência dos deuses.

Um Jogo de Você - num conto de fadas bem ao estilo "Vertigo"; repleto de sangue, violência e feitiçaria; Barbie e suas vizinhas em Nova York(Wanda, Hazel, Foxglove e a bruxa Thessaly) precisam enfrentar um "cuco"(pássaro que coloca seus ovos nos ninhos de outras espécies) que alojou-se em sua mente e tenta escapar de uma pequena ilha localizada no Sonhar.


É um arco bem estranho(começando pela "inimiga imaginária" da protagonista) mas que tem seus momentos, como a emocionante jornada da Princesa Bárbara e seus companheiros na floresta, os ótimos diálogos envolvendo as personagens Wanda e Thessaly e a participação de Sonho na conclusão da trama. A parte que mostra Barbie comparecendo ao funeral de Wanda também ficou bem legal.

Convergência - Mais duas tramas fechadas. A primeira mostra um avô contando à neta uma história que envolve lobisomens e a bruxa Baba Yaga. Na segunda, três viajantes encontram-se em um lugar deveras especial do Sonhar.

Os extras dessa edição também foram caprichados, incluindo uma bela história estrelada por Desejo e uma rica galeria de imagens de Sonho e da Morte.

* Nas imagens abaixo estão os sete irmãos da raça dos Perpétuos(que personificam os conceitos que representam): Destino, Morte, Sonho, Desejo, Desespero, Delírio e Destruição(os nomes de todos eles, em Inglês, começam com a letra "D").


1 comment:

Cássius Rodrigues said...

Li o volume 1 este ano me encantei. É do meu irmão, mas tá dificil arrumar os outros volumes principalmente o 2.