4/26/2015

Vingadores: A Era de Ultron


Dez razões para assistir ao excelente segundo filme dos Vingadores("Avengers: Age of Ultron", 2015, Dur.: 142 min., Dir.: Joss Whedon), que mostra a equipe enfrentando a ameaça do robô Ultron:


1. Ação espetacular - as cenas de ação ficaram incríveis, e elas só vão melhorando ao longo da produção. Destaque para a destruidora batalha do Homem de Ferro contra o Hulk(muito bem justificada pelo roteiro) e para os inúmeros quebras contra Ultron e seu exército de robôs. A forma como o Capitão e companhia batalham em conjunto atingiu a perfeição e é impossível não vibrar com algumas das sequências.


2. Ultron - com a voz de James Spader, o robô brilha na tela desde o momento em que surge, e todas as suas versões ficaram muito bem feitas. A inteligência artificial desenvolvida por Tony Stark(com ajuda de Bruce Banner) para proteger o mundo de ameaças alienígenas logo de cara decide que não será controlada e que precisa acabar com os Vingadores para que o mundo possa ter paz. Ao longo do filme, suas motivações e táticas vão mudando, até que toda a humanidade acaba virando um alvo para o bem elaborado vilão.


3. Viúva Negra e Hulk - os dois heróis ganharam mais tempo em tela desta vez, e merece atenção especial a forma como funciona a relação entre a Viúva e o Gigante Esmeralda. A dinâmica entre a bela e a fera acabou rendendo um dos melhores diálogos do filme(quando Natasha conta para Banner um importante detalhe de seu passado) e o desfecho do inusitado casal deixa desdobramentos que podem ser explorados nos próximos filmes.


4. Rumo à Guerra Civil - o modus operandi do "cientista louco" Tony Stark gera um grande desconforto entre seus colegas e abre caminho para o próximo filme do Capitão América, que adaptará a minissérie "Guerra Civil"(que mostrou um grande embate entre duas facções de heróis, uma comandada por Rogers e outra por Stark). As criações de Ultron e depois do Visão são amplamente debatidas e os heróis chegam a trocar alguns golpes no processo.


5. Visão - interpretado por Paul Bettany, o andróide é definitivamente um dos grandes acertos do filme. Fundamental para a trama e dono de um belo visual(bem fiel às HQs), o Visão participa de alguns dos grandes diálogos da produção e suas várias habilidades tornaram a equipe ainda mais poderosa do que já é. O andróide também é responsável por um dos melhores momentos humorísticos do filme, que eu não contarei para não estragar ao menos esta surpresa.


6. Feiticeira Escarlate - a bruxa mutante que manipula a realidade ficou perfeita na pele da atriz Elizabeth Olsen, que conseguiu expressar todas as facetas da personagem, que é estranha em alguns momentos, sensual em outros e - acima de tudo - dona de um grande poder. O filme alterou a origem de Wanda Maximoff e seu irmão Pietro, que começam como vilões e depois viram a casaca quando percebem que Ultron não parará até acabar com toda a vida no planeta. O velocista Mercúrio(Aaron Taylor-Johnson) tem uma participação mais discreta, mas pelo menos participa de 2 boas cenas(a do trem e uma envolvendo Clint Barton nos minutos finais).


7. O final - a batalha final dos Vingadores contra Ultron e seu exército é de tirar o fôlego, mas achei o plano final do robô mais do mesmo(me lembrei do bizarro desfecho de "Superman - O Retorno", embora as situações sejam diferentes) e algumas das sequências decisivas mereciam uma edição melhor(quem ver as cenas do clímax envolvendo a Feiticeira Escarlate, Thor e um dos robôs avariados de Ultron certamente entenderá o que eu quero dizer). O filme flui bem desde o princípio, e alguns minutos extras teriam feito a batalha final ainda mais emocionante.


8. Universo Marvel - os fãs são brindados pelas participações de personagens já vistos em outras produções, como o Máquina de Combate(que participa do combate à Ultron), Falcão, Peggy Carter, o Dr. Selvig, Maria Hill e Nick Fury. Stan Lee também dá as caras(obviamente) e a cena pós-créditos mostra Thanos(com a Manopla do Infinito ainda sem as jóias) afirmando que cuidará dos Vingadores pessoalmente.


9. Vingadores Eternamente - é claro que o trio Capitão América, Thor e Homem de Ferro ainda domina grande parte da ação(com Stark mais uma vez arriscando-se para salvar a todos no final), mas o filme mostra que a franquia pode seguir em frente mesmo sem a participação destes pesos pesados em um futuro próximo. Personagens como o Visão, a Feiticeira Escarlate e alguns outros que nem sequer estrearam nas telonas(como Miss Marvel e o Pantera Negra, por exemplo) são poderosos e carismáticos o suficiente para manter a lenda viva.


10. Gavião Arqueiro - Clint Barton "ganhou" uma família e mostrou que é parte fundamental do time, ainda que não passe de um "simples arqueiro". Quando a equipe foi derrotada pela Feiticeira Escarlate, o Gavião foi responsável por levar os colegas para um refúgio, onde eles puderam descansar e planejar seus próximos passos. O desfecho dado ao personagem também ficou bem legal.


Nota do filme: 9,5.

No comments: