4/13/2015

Demolidor - Primeira Temporada


Dez razões para assistir a primeira temporada da ótima série "Daredevil", fruto de uma parceria entre a Marvel e a Netflix(são 13 episódios(a maior parte deles primorosos), que eu assisti de uma levada só neste final de semana):


1. Demolidor; Matt Murdock - Charlie Cox está muito bem como o protagonista do seriado. Ele convence tanto como o vulnerável advogado cego dono de uma pequena e iniciante firma de advocacia quanto como o habilidoso e impiedoso vigilante que atormenta os criminosos que atuam na Cozinha do Inferno. O uniforme negro, com a máscara que cobre os olhos de Matt, ficou bem legal e funciona perfeitamente nas cenas de ação.


2. Karen Page - a linda Deborah Ann Woll está perfeita no papel de Karen Page, a secretária que é salva da prisão(e da morte) pela dupla Matt Murdock e Foggy Nelson(Elden Henson) e, em retribuição, decide trabalhar para os 2 advogados. Page é a alma da firma e alia-se ao experiente repórter Ben Urich(Vondie Curtis-Hall) na cruzada para acabar com Wilson Fisk e toda a corrupção que devora a cidade de Nova York.


3. As cenas de luta - já no primeiro episódio somos brindados com competentes e brutais cenas de luta, que mostram Murdock e os criminosos trocando poderosos golpes. A forma como o "Homem de Preto" movimenta-se pela cidade também ficou bem legal, e o nono episódio destaca-se pela surra que Murdock leva de seus inimigos.

4. Rei do Crime - Vincent D'Onofrio dá um show como Wilson Fisk, o Rei do Crime da cidade de Nova York, que pretende destruir Hell´s Kitchen e recomeçar o bairro do zero. D'Onofrio construiu um Rei que consegue ser humano em alguns momentos e monstruoso em outros(principalmente quando massacra seus oponentes com as próprias mãos, igualzinho ao que acontece nas HQs). O violento passado do criminoso foi revelado no oitavo episódio.



5. Stick - o mentor de Matt Murdock faz uma bombástica aparição no episódio 7, que mostra o treinamento que transformou o menino cego em uma verdadeira máquina de lutar. A relação entre Murdock e Stick foi muito bem construída, e a briga entre os 2 no desfecho do episódio é um dos pontos altos da série.

6. Nelson x Murdock - este é o título do décimo episódio, que mostra Matt recuperando-se da surra sofrida no episódio anterior e tendo que lidar com Foggy, que não fica nada feliz quando descobre que seu melhor amigo é o vigilante que vem atuando nas ruas de Hell´s Kitchen.

7. "Season Finale" - intitulado "Daredevil", este derradeiro episódio mostra o cerco fechando-se contra Wilson Fisk e o duelo final de Murdock contra seu maior inimigo, que acontece nos eletrizantes 20 minutos finais da produção. O Demolidor finalmente ganha seu codinome e usa seu uniforme vermelho(que ficou tão bom quanto a improvisada roupa preta) pela primeira vez.


8. Claire Temple - Rosario Dawson interpreta a enfermeira Claire Temple, principal interesse romântico de Matt nesta primeira temporada. Após encontrar o herói desmaiado numa lixeira, Claire ajuda-o a recuperar-se e - a partir de então - torna-se a "remendadora" oficial do herói.

9. Os inimigos - ao contrário do que eu esperava, esta temporada não trouxe um inimigo por episódio, mas concentrou-se num longo e bem conduzido embate de Murdock contra o Rei do Crime e os demais chefões do crime da cidade: a chinesa Gao(uma maquiavélica senhora do tráfico), Leland Owlsley(o vilão Coruja das HQs, que aqui é responsável pelo dinheiro gerado pelo crime), Nobu(um ninja da Yakuza que quase mata o Demolidor no episódio 9) e os russos(que causam inúmeros problemas para todos nos 6 primeiros episódios).


10. Várias coisas - outros destaques desta temporada foram Ayelet Zurer(que interpreta Vanessa, a sofisticada namorada do Rei do Crime) e Toby Leonard Moore(que interpreta Wesley, o frio e calculista braço direito de Fisk). Chamo atenção ainda para os seguintes aspectos: a origem do herói(contada em flashbacks ao longo de toda a temporada), a forma como os sentidos de Murdock funcionam(mostrada no episódio 5), os questionamentos religiosos do herói(que flerta com a ideia de que o Rei só pode ser detido se for morto), a presença de Melvin Potter(o Gladiador das HQs, que confecciona o uniforme do herói) e para as referências aos Vingadores e à Elektra.


* O herói cego Demolidor, Foggy Nelson e Karen Page foram criados por Stan Lee e Bill Everett e apareceram pela primeira vez em abril de 1964, na edição 1 da revista "Daredevil". Wilson Fisk foi criado por Lee e John Romita e apareceu pela primeira vez na edição 50 do título original do Homem-Aranha. Ben Urich foi criado por Roger Mckenzie e Gene Colan e fez sua primeira aparição em "Daredevil" 153.

No comments: