12/02/2011

X-Men: Primeira Classe

E não é que o filme "X-Men: Primeira Classe"("X-Men: First Class", 2011, Dir.: Matthew Vaughn, Dur.: 132 min.) - vítima de uma desconfiança geral dos fãs dos mutantes - acabou ficando muito bom. Apesar de toda a salada feita com os personagens, a história que mostra como Charles Xavier(James McAvoy) e Magneto(Michael Fassbender) conheceram-se, e depois viraram inimigos, funcionou e é uma bela aventura.















Os confrontos dos X-Men, de Charles e Magneto, contra o Clube do Inferno, liderado por Sebastian Shaw(Kevin Bacon), ficaram muito bem feitos e o clímax é sensacional, com os 2 grupos de mutantes enfrentando-se e depois tendo que lidar com os humanos. McAvoy e Fassbender estão ótimos em seus papéis e a relação entre Xavier e Magneto é mostrada de forma convincente pelo roteiro.













Shaw acabou servindo bem como vilão, com seu plano de acabar com os humanos forçando uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética(a história desenrola-se durante os anos 60). Só não dá para engolir, por mais boa vontade que se tenha, que personagens como Azazel, Angel e Maré Selvagem sejam os integrantes do Clube do Inferno. E a Emma Frost de January Jones ficou bonita, mas também não acrescentou muita coisa.















Do lado dos X-Men, o único integrante original nos gibis usado na história foi o Fera, que teve uma relação bem construída com Mística e teve até a sua transformação em fera azul mostrada. Os outros personagens, apesar de não comprometerem no filme, causam estranheza por estarem ali, pois são de épocas bem distintas na cronologia das HQs.

Destrutor, Banshee e Darwin são os outros "recrutas" de Xavier, e todos ganham um pouco de atenção do roteiro. A presença de Mística ao lado de Xavier justifica-se pelo que foi visto na trilogia original. E a atriz Jennifer Lawrence acaba roubando a cena, como o "disfarce" usado pela mutante para esconder sua verdadeira forma.
















O sempre presente Wolverine(Hugh Jackman) faz uma pequena participação, comprovando que esta é uma verdadeira(e boa) história dos X-Men. Nota do filme: 8,5.

No comments: