12/08/2011

Melancolia

"É mesmo ampla a tristeza
e tênue a melancolia?"(Neruda)


Bom o filme "Melancolia"("Melancholia", 2011, Dir.: Lars Von Trier, Dur.: 136 min), que mostra a conturbada relação entre 2 irmãs - Justine(Kirsten Dunst) e Claire(Charlotte Gainsbourg) - durante o casamento de Justine e, depois, na espera pela possível colisão de um planeta chamado Melancolia com a Terra. No elenco, destaque também para a presença de Kiefer Sutherland, como o marido de Claire.

















Depois de 8 minutos de um belo clipe de abertura, a 1ª parte do filme(que tem o título de "Justine") mostra a luxuosa festa de casamento de Justine com Michael(Alexander Skarsgård), que acaba revelando todas as complexas relações entre os membros da família. A 2ª parte(intitulada "Claire") mostra como Justine e Claire preparam-se para a iminente chegada de Melancolia à Terra.

A história é bem interessante e as atuações de Dunst e Gainsbourg são espetaculares. Kirsten, inclusive, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por sua inspirada performance. Além de bonita como sempre(como as cenas em que ela é banhada pela luz de Melancolia comprovam), neste filme ela mais uma vez comprovou seu talento.

Na 1ª parte Justine representa o caos, e mesmo tentando não consegue encontrar a felicidade, apesar da ajuda oferecida por sua irmã. Já na 2ª, quem desmorona é Claire, apavorada com toda a destruição que pode ser trazida pela chegada de Melancolia. Justine, então, abraça a ordem, pois sabe que não há nada que possa ser feito.

O filme tem ótimos diálogos(como quando Justine diz à irmã que a vida na Terra é má e seu fim não deve ser lamentado) e um final bem bonito. Lars Von Trier desta vez acertou em cheio. Nota: 8,5.

No comments: