11/03/2009

A Morte do Capitão Marvel

Outro clássico da Marvel que merece sempre ser lido mais uma vez é a Graphic Novel 3, lançada pela Abril em 1982, com a história "A Morte do Capitão Marvel". Escrita e desenhada por Jim Starlin, a revista mostra os momentos finais do herói kree.

Starlin estava inspirado e conseguiu criar uma inesquecível HQ, que reconta a origem do herói, passa por momentos importantes de sua vida(como a parceria com Rick Jones e os Vingadores) e mostra como um guerreiro como Marvel lida com um inimigo contra o qual não pode lutar fisicamente: o câncer(que é conhecido como "fim negro" pelos krees e como "podridão interna" em Titã).














Titã, uma lua de Saturno, é o local onde o Capitão Marvel passa os últimos momentos de sua vida. Lá nasceram alguns dos maiores amigos de Marvel(Mentor e Eros), e também o seu maior inimigo: Thanos. Mesmo morto na época, o vilão tem grande importância na história. Jim Starlin fez com que Marvel se despedisse da vida num "duelo" contra seu arqui-inimigo, que ficou bem legal.

Antes de partir, Marvel despede-se de sua amada Elysius, dos heróis terrestres, que vão em peso até Titã para tentar(em vão) curá-lo e homenageá-lo, e tem seu valor reconhecido até mesmo pelos skrulls, alguns de seus maiores oponentes.

Para encerrar o post, uma curiosidade: o câncer do Capitão Marvel surgiu durante um confronto contra o vilão Nitro que, mesmo sendo um personagem de quinta categoria da Marvel, está presente em 2 momentos importantes da editora: a morte do C. Marvel e a Guerra Civil(ele causou a explosão que matou inocentes e originou a recente disputa entre os heróis).

* Segue uma imagem de Kitty Pryde, que junto com os X-Men foi uma das heroínas que foi à Titã dar adeus ao Capitão Marvel:

2 comments:

Kacius said...

Li e reli essa história várias vezes e se não me engano é "podridão interna" e não "eterna". Junto com X-Men e outros heróis que forma vivitar Mar-vell em Titã estava o Surfista Prateado, que na época estava preso na Terra pela barreira de Galactus - Starlin bobeou nesse detalhe...

Leandro Vargas said...

Tens razão, é "podridão interna" mesmo. Já corrigi o texto. Não sabia desse detalhe sobre o Surfista.