11/05/2009

Gullivera

Citei no post de ontem o artista Milo Manara e hoje falo de um dos trabalhos mais conhecidos do autor: Gullivera, versão apimentada das "Viagens de Gulliver", histórica clássica escrita por Jonathan Swift. "Gullivera" é um álbum de 72 páginas lançado por Manara em 1996. Comento aqui a versão publicada no número 11 da edição brasileira da revista "Heavy Metal", que encontrei num sebo algum tempo atrás.














Na história, a heroína Gullivera vai tomar banho de sol num colchão inflável no mar e, após retirar o maiô para se bronzear, acaba indo parar num navio abandonado, que a leva para vários lugares extraordinários. Na 1ª parada ela vai para Lilliput(onde é uma gigante), depois para um lugar onde é pequena como uma boneca em relação aos nativos, para uma terra de cavalos falantes e finalmente para uma cidade flutuante, cheia de mulheres entediadas com os homens do lugar(que apenas estudam as estrelas e filosofam).

Os desenhos de Manara são ótimos, assim como as inusitadas e ousadas situações em que ele coloca sua maravilhosa protagonista. Sem dúvida, uma HQ muito boa de se ver.














No comments: