11/13/2009

Black Hawk Down

Um filme que eu acho muito bom é o "Falcão Negro em Perigo"("Black Hawk Down", 2001, Dir.: Ridley Scott, Dur.: 143 min.), que mostra um grupo de soldados norte-americanos cercados pela guerrilha somali depois que 2 helicópteros são derrubados. O filme tem boas cenas de combate, alguns momentos bem chocantes(como quando o povo parte para cima da tripulação de um dos helicópteros) e boas atuações do elenco(encabeçado por Eric Bana e Josh Hartnett).













Já vi críticas dizendo que a produção seria uma ode aos feitos dos Estados Unidos, mas nunca consegui ver isso na história. Sempre tive a impressão contrária, pois "Falcão Negro em Perigo" mostra os norte-americanos se dando mal ao se meterem aonde não foram chamados. A bravura demonstrada pelos soldados, na minha opinião, não deve ser vista como uma propaganda do imperialismo ianque, pois é uma característica que pode ser associada à qualquer combatente, de qualquer nação.

O filme, para mim, merece uma nota 8,5, pois conta muito bem o drama dos soldados que foram à campo para uma missão que deveria ser rápida, mas acabaram vivendo um verdadeiro inferno, cercados pelos inimigos durante várias horas.

* "Falcão Negro em Perigo" é baseado numa história real, que aconteceu em 1993, durante a Guerra Civil da Somália. Até pensei em falar deste filme quando um helicóptero foi derrubado recentemente no Rio de Janeiro por traficantes, mas acabei desistindo.O registro agora está feito, e é triste notar que minha cidade natal(e o Brasil em geral) não está muito longe da triste situação mostrada no filme.

No comments: