8/01/2009

Os Grãos

Outro CD dos Paralamas do Sucesso que eu gosto bastante é "Os Grãos", lançado em 1991. A música mais famosa do álbum é "Trac Trac"(vídeo abaixo), do argentino Fito Paez, que é um dos maiores sucessos da história da banda.



A seguir, breves comentários sobre as outras faixas do álbum:

Tribunal de Bar - Lembro que esta música tocou muito quando "Os Grãos" foi lançado. Gosto dela, principalmente do refrão: "É o veneno que sai/É o veneno que sai/ E te faz o pior entre os iguais/ Nos tribunais de qualquer bar".

Sábado - Outra música bem conhecida, que fez parte da trilha sonora de alguma novela(não lembro qual).

Tendo a Lua - Citei parte da bela letra de "Tendo a Lua" no post sobre os 40 anos da chegada do homem à Lua. Música bem bonita, com letra extremamente poética, uma marca bem forte deste disco dos Paralamas. Gosto muito de "Trac Trac", mas esta é a minha música favorita deste CD.

Os Grãos - boa música que dá título ao CD, "Os Grãos" é fruto de uma parceria de Herbert Vianna com Demétrio Bezerra.

Carro Velho - música mais animada e descontraída do álbum. A letra de "Carro Velho" é muito boa, como dá para perceber no trecho abaixo:

"Pra ver os meus filhos com vergonha de mim
(Carro velho pra quê?)
Pra ver os vizinhos todos rindo de mim
(Carro velho pra quê?)
Eu tenho raiva do mundo
Eu tenho raiva de mim
Eu tenho raiva de tudo, tudo o que eu não posso ter"

Vai Valer - destaque aqui para a bela letra(mas a música também é ótima). "Vai Valer" fez parte do acústico que a banda gravou para a MTV.

O Rouxinol e a Rosa - apesar da letra falar sobre rosas e rouxinóis, esta é uma das músicas mais roqueiras do CD. Muito boa!!!

A outra rota - música bem calma, mas legal, apesar de não ser uma de minhas favoritas.

Dai-nos - não gosto muito desta, mas a letra até que é interessante.

Ah, Maria - esta também tocou bastante, e se eu não me engano, também fez parte da trilha sonora de uma novela. Esta música me lembra de alguns momentos bons(que não vem ao caso citar aqui no blog), por isso gosto muito dela.

Não adianta - Música pouco conhecida, mas é uma das que eu mais gosto dos Paralamas.

Trinta anos - música que fecha o CD, também é legal, principalmente hoje, dia do meu aniversário de 30 anos...


No comments: