5/01/2022

X-Men 1

 

Boa a edição 1 de "X-Men", que trouxe os capítulos iniciais das minisséries "Dinastia X" e "Potências de X", escritas por Jonathan Hickman e desenhadas, respectivamente, por Pepe Larraz e R. B. Silva. Gostei da primeira parte de "Dinastia X", que mostrou o Professor X estabelecendo a nação mutante de Krakoa e criando várias embaixadas(que podem ser acessadas através de portais) ao redor do mundo.

Grande parte da história mostrou Magneto oferecendo um "tour" para os representantes de alguns países, que receberão drogas capazes de prolongar e melhorar a vida humana caso reconheçam a soberania de Krakoa. Estes medicamentos serão produzidos a partir das flores de Krakoa, que também originaram os portais e habitats especiais que estão sendo utilizados pelos mutantes. 


Magneto deixou claro para seus visitantes que os mutantes agora controlam o planeta e devem ser deixados em paz. A trama também mostrou o trio Mística, Groxo e Dentes-de-Sabre realizando uma operação e sendo confrontados pelo Quarteto Fantástico. Ciclope tentou negociar a libertação do capturado Victor Creed, mas não foi ouvido pelos heróis. E, no espaço, surgiu a "Forja", uma base que é fruto dos "Protocolos Orchis", uma resposta da humanidade ao poderio dos mutantes. A organização é liderada por Killian Devo e formada por agentes de grupos como a SHIELD, a IMA e a ESPADA.


Depois veio a primeira parte de "Potências de X", que iniciou mostrando o primeiro encontro entre Charles Xavier e sua parceira de longa data Moira MacTaggert. A história, então, avançou cem anos no futuro e apresentou um cenário onde os poucos membros restantes do povo mutante estão em guerra com os humanos e as máquinas. Vemos descendentes de alguns dos X-Men em ação e ficamos sabendo que figurões como Wolverine e Magneto continuam vivos. 


A trama foi encerrada com uma rápida visão dos X-Men daqui há mil anos, e é mostrada uma instalação onde os humanos são preservados como uma espécie em extinção. Achei esta viagem futurista um pouco de "mais do mesmo", mas vamos ver como a história evoluirá nos próximos capítulos. 


A edição lançada pela Panini em julho de 2020 merece elogios, pois foi muito bem editada, trouxe marcadores de páginas, entrevistas com os criadores, esboços de personagens e um brinde inusitado: um cartão postal feito de papel semente que é uma "muda" de Krakoa, que está ainda hoje crescendo aqui no quintal. 



No comments: