9/18/2019

X-Men: Inferno 6


O sexto volume de "Inferno" trouxe a conclusão desta que é uma das melhores sagas protagonizadas pelas equipes mutantes da Marvel. Estas foram as aventuras contidas nesta edição:

X-Men(Roteiro: Chris Claremont - Desenhos: Marc Silvestri) - A história começa com um ardente beijo entre Wolverine e Jean Grey, que em seus pensamentos admite ter gostado do gesto do colega. A manipulação de Madelyne Pryor funciona e os X-Men(influenciados pela presença do Limbo na Terra) enfrentam o X-Factor para protegê-la.


Nastirth também participa da briga e depois dirige-se para o Empire State junto com a Rainha dos Duendes e Destrutor(que tem seu uniforme rasgado e fica com um visual ridículo). Madelyne cria um altar demoníaco no edifício para sacrificar Nathan e abrir uma ponte eterna entre o Limbo e a Terra, que ficaria assim vulnerável ao ataque dos demônios.


Depois que Tempestade volta a si e Colossus entra na briga, os X-Men e o X-Factor deixam sua disputa de lado e unem forças contra Nastirth, que acaba sendo destruído pela combinação de poderes dos heróis. A história termina com todos eles encarando a Rainha dos Duendes e Destrutor, que continuam sendo uma letal ameaça.


X-Factor(Roteiro: Louise Simonson - Desenhos: Walt Simonson) - Após capturar Jean Grey, Madelyne joga os X-Men e o X-Factor uns contra os outros para alimentar-se com a energia negativa da batalha e assim poder transformar o Empire State em uma ponte permanente entre o Limbo e a Terra.

Além de Destrutor, outros personagens também são corrompidos pela Rainha dos Duendes e atacam seus amigos, como Longshot, Cristal e o Arcanjo(que, só para constar, recebe este codinome apenas no final da aventura). Warren, porém, tem força de vontade o suficiente para resistir à influência demoníaca e libertar Jean das garras de Pryor.


Jean e Madelyne enfrentam-se dentro de uma bolha telecinética, onde a clone conta toda a sua trajetória para a Garota Marvel. Os X-Men e o X-Factor demoram mas conseguem romper a bolha e atacar Maddie que, num acesso de fúria, tenta matar a todos. A tentativa fracassa e apenas Madelyne perde a vida no processo. Na sequência, a Fênix(sempre presente) devolve para Jean o pedaço de sua "alma" que ela havia "emprestado" para Madelyne.


Com a queda da Rainha dos Duendes todos os demônios somem e o Empire State volta ao normal, assim como as pessoas que haviam sido transformadas em criaturas demoníacas. O pequeno Nathan conseguiu escapar desta com vida e a história termina com Ciclope, Tempestade e os demais decidindo ir atrás de vingança contra o Senhor Sinistro, grande responsável por toda a dor e o sofrimento vivenciados por eles e - especialmente - por Maddie.


Excalibur(Roteiro: C. Claremont - Desenhos: Alan Davis) - Crotus, o servo desprezado por Nastirth, encontra e tenta casar com Rachel para controlar o poder da Fênix. Enquanto isso, Kitty Pryde e Capitão Britânia enfrentam-se dentro do cinema amaldiçoado e a mutante luta para não perder-se dentro dos personagens(como aconteceu com Brian Braddock).


Noturno, por sua vez, é engolido por um caminhão de lixo, faz amizade com uma gárgula(que tem um trágico destino) e lida com uma rebelião de manequins, que estão trocando de lugar com as pessoas. Ele acaba libertando Rachel do feitiço e livrando-a do casamento com o azarado Crotus.

Lince Negra recebe a Espada Espiritual de Illyana e, com ela, liberta Brian da influência demoníaca e faz com que Meggan deixe de ser a Princesa dos Duendes. As duas aventuras do Excalibur relacionadas à saga foram bem divertidas de ler e contaram com os sempre belos desenhos de Davis.


X-Men(Roteiro: C. Claremont - Desenhos: M. Silvestri) - Após um poderoso ataque psíquico contra Jean Grey, que pretendia apagar todas as memórias deixadas por Madelyne Pryor, os X-Men e o X-Factor vão atrás do Senhor Sinistro, que instalou-se na Escola do Professor Xavier.

Após derrotarem o Arrasa-Quarteirão e Dentes-de-Sabre e capturarem Polaris(que era, na verdade, uma isca), os heróis são surpreendidos por uma explosão, que destrói a Escola mais uma vez. Os dois grupos são nocauteados e cabe à Longshot(que fora junto com o Fera deixar os pais de Jean num lugar seguro) iniciar o contra-ataque contra Sinistro e Polaris.

X-Factor(Roteiro: L. Simonson - Desenhos: W. Simonson) - Os X-Men e o X-Factor lutam contra Polaris e o Senhor Sinistro, que queria raptar Jean Grey para usá-la em seus experimentos genéticos. Após muitas mudanças na maré da batalha, o vilão é destruído(temporariamente, é claro) por uma rajada devastadora de Scott Summers. Polaris consegue fugir e, após o término do embate, as duas equipes seguem por caminhos diferentes.

Manto e Adaga(Roteiro: Terry Austin - Desenhos: Mike Vosburg) - Crotus e outros dois demônios que conseguiram ficar na Terra tentam reabrir o portal para o Limbo forçando os dois heróis a cometer suicídio. Na época Adaga estava cega e Manto preso em uma bolha de força no espaço, mas mesmo assim a dupla consegue derrotar o trio demoníaco. A história tem uma breve participação especial dos Novos Mutantes.


Quarteto Futuro(Roteiro: Julianna Jones - Desenhos: June Brigman) - o Quarteto Futuro continua ajudando o povo de Nova York, primeiro enfrentando os demônios antes deles serem expulsos da Terra e depois lidando com as consequências deixadas pela cidade(o grupo alia-se novamente aos Novos Mutantes para recuperar as instalações de um hospital).

Tanto as crianças quanto seus pais ficaram abalados pelas revelações feitas durante o combate contra o Bicho-Papão no volume anterior. Os Novos Mutantes decidem ajudar os jovens amigos e usam seus poderes para restaurar as identidades secretas do Quarteto Futuro.

A narrativa criada pelos mutantes(de que as crianças foram trocadas por versões com superpoderes para proteger o casal de um ataque do Bicho-Papão enquanto os Novos Mutantes estavam ocupados tentando conter a invasão dos demônios) é bem forçada mas funciona e não estraga mais esta boa história estrelada pela família Power.


X-Factor(Roteiro: Mark Gruenwald - Desenhos: Jim Fern) - Dois agentes do FBI investigam o que aconteceu em Nova York durante o Inferno, falando com várias testemunhas como o vingador Gilgamesh e J. Jonah Jameson. No final, o X-Factor é ouvido e decide inventar uma história para não alarmar ainda mais a já abalada população da cidade. Com isso, a versão oficial do governo para os fatos ocorridos é que um raio hipnótico foi disparado na ilha por algum grupo terrorista.


X-Factor(Roteiro: L. Simonson - Desenhos: Rob Liefeld) - Após o funeral de Madelyne Pryor, o X-Factor impede que a Babá e o Fazedor de Órfãos sequestrem os bebês mutantes usados por Nastirth em seu feitiço. Jean Grey consegue libertar seus sobrinhos(que também haviam sido raptados pela Babá) e a bem-sucedida colaboração do X-Factor com o governo fez com que Rusty Collins recebesse a liberdade condicional.

Ufa! Está concluída assim esta releitura de "Inferno", saga que é tão legal que já foi dissecada duas vezes aqui pelo blog.
Excelsior!!!

No comments: