2/10/2019

Vidro


Bom o filme "Vidro"("Glass", 2019, Dur.: 129 min., Dir.: M. Night Shyamalan), conclusão da trilogia iniciada por "Corpo Fechado" em 2000 e que teve seu segundo capítulo em "Fragmentado", de 2016. Na trama, o esperado combate entre David Dunn(Bruce Willis) e a Horda(James McAvoy) finalmente acontece mas é interrompido pela Doutora Ellie Staple(Sarah Paulson, sempre ótima), que prende os 2 personagens em uma instalação onde já está encarcerado o vilão Elijah Price(Samuel L. Jackson).


A Doutora quer provar para o trio que eles não são super-heróis de verdade e que todas as suas proezas podem ser explicadas cientificamente. Também de volta estão Joseph Dunn(Spencer Treat Clark) - o filho de David -, a devotada mãe de Elijah(Charlayne Woodard) e Casey Cooke(Anya Taylor-Joy), a única sobrevivente da emblemática primeira aparição de Kevin Wendell Crumb.


Não darei spoilers, mas Shyamalan amarrou bem as tramas das três produções, continuou com a carta de amor aos gibis e heróis iniciada em "Corpo Fechado" e trouxe uma reviravolta bem interessante, que levou à um final emocionante. O filme é uma celebração aos quadrinhos e, ironicamente, deixou um pouco a desejar nos momentos em que os personagens partem para a briga(elemento essencial neste tipo de narrativa).


Embora sejam anti-climáticos, os destinos dados para o Vigilante Dunn, o Senhor Vidro e a Fera foram necessários para que a mensagem final fizesse sentido. Escrevendo o texto me veio à mente(mais uma vez) o final de "O Exorcismo de Emily Rose", que mostrou sua protagonista sacrificando-se para que as pessoas continuassem acreditando no mundo espiritual. O paralelo aqui é o mesmo, trocando apenas os santos e demônios pelos seres super-poderosos e seus arqui-inimigos.


Esta teoria é válida(assim como todas as que são apresentadas ao longo da produção) e certamente funcionará melhor se você tiver assistido aos três filmes. Shyamalan construiu uma obra que venera as HQs mas não ficou presa à elas. Então, abra a mente, assista "Corpo Fechado" e "Fragmentado" e só depois compre o ingresso de "Vidro". Você, certamente, não irá se decepcionar. Nota: 7,5.

No comments: