2/16/2019

Batman: Arlequina


Boa a edição "Batman: Arlequina", que reuniu várias histórias estreladas por Harley Quinn, personagem criada por Paul Dini e Bruce Timm para a animação do Batman dos anos 1990 e que, logo depois, ganhou uma versão para os quadrinhos. A primeira aventura deste volume, aliás, é a estreia da insana palhaça nos gibis, que mostra o começo de sua amizade com a Hera Venenosa e também como ela sempre viveu entre "tapas e beijos" com o Coringa.


Nesta história original, vemos como Harleen Quinzel, uma psiquiatra que trabalhava no Asilo Arkham, deixa a sua carreira e sua sanidade para trás após apaixonar-se pelo arqui-inimigo do Batman e permitir que ele fugisse do local em várias oportunidades. Pelo menos aqui não temos o mergulho de Harleen nos produtos químicos, que foi adotado nas versões mais recentes, fazendo com que sua pele e cabelos tivessem as cores alteradas. A força sobre-humana e a agilidade demonstradas por Arlequina vêm de uma fórmula criada por sua parceira Hera.


As demais histórias do encadernado variam em qualidade mas em sua maioria são boas, sempre puxando para o lado humorístico, como quando Harley escapa do Asilo Arkham para passar o Dia dos Namorados ao lado de seu "Pudinzinho". Destaque também para a história "A Aposta", que mostra uma bem-humorada disputa por beijos que é realizada por Arlequina e Pamela Isley. O Batman também aparece bastante, assim como outros vilões de seu universo, como o Charada e Scarface.


A Arlequina é uma personagem bem carismática, e seu papel de anti-heroína funciona muito bem, com ela às vezes agindo como criminosa e em outras como aliada(ainda que involuntária) do Batman. Sua relação com a Hera também é bem interessante, e o sucesso da versão cinematográfica(onde foi interpretada por Margot Robbie) fez com que ela tenha sido alçada(meio que injustamente, é verdade) a um papel de protagonista no Universo DC.

No comments: